Eleições de 1989 em Alagoas

23/01/2023 11:48 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Na eleição para Presidente da República de 1989, tínhamos à frente do Governo do Estado Moacir Andrade (PRN) e do Município de Maceió, Guilherme Palmeira (PFL). A eleição de 1989 foi a primeira eleição direta para Presidente da República, depois do Golpe Militar. A eleição em Alagoas foi muito marcante em virtude do principal candidato nas pesquisas ter sido recém-Governador do Estado.

Fatos importantes nas eleições de 1989 em Alagoas 

(Primeiro Turno) 

1) Fernando Collor (PRN) foi o mais votado, com uma votação de 554.612 votos. Apesar da turbulência dos seus dois anos e dois meses à frente do Governo do Estado, a ampla maioria do eleitora[1]do alagoano votou em Collor, acreditando que a vitória dele seria a redenção para o Estado, pois tendo um presidente oriundo das Alagoas, os grandes problemas do Estado seriam equacionados. Esse foi o fator determinante para a sua vitória em Alagoas. 

2) Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o segundo colocado, com uma votação de 76.227 votos. Sem nenhuma grande liderança apoiando a sua candidatura, teve nos movimentos sociais e na sociedade organizada sua base de apoio. Participou junto com o seu vice Paulo Bisol, João Amazonas (Presidente nacional do PCdoB) e de lideranças nacionais do PSB, de um grande comício realizado na praça D. Pedro II, com um público estimado de 15 mil pessoas. 

3) Mário Covas (PSDB) foi o terceiro colocado com uma votação de 67.240 votos. Grandes lideranças locais estiveram engajados na sua campanha. Participou de um grande comício na orla de Maceió, junto com Fernando Henrique Cardoso e com celebridades como o cantor Milton Nascimento e o ator Lima Duarte. O Senador Teotônio Vilela Filho foi o seu principal aliado na eleição em Alagoas. O Prefeito Guilherme Palmeira (PFL) nunca acreditou na candidatura do seu partido, onde tinha como candidato Aureliano Chaves. Passou todo o período eleitoral equidistante da campanha e na reta final aderiu a Mário Covas. 

4) Leonel Brizola (PDT) foi o quarto colocado, com uma votação de 63.071 votos. O deputado Estadual Zeca Torres foi o grande responsável pela adesão dos petebistas alagoanos a candidatura de Leonel Brizola. Enquanto se discutia nas hostes petebistas que rumo tomariam na sucessão presidencial, Zeca, que deixaria o PMDB procurou se definir na primeira hora, ingressando no PDT e assumindo a coordenação de Brizola no Estado. O Deputado Federal José Thomaz Nonô (PFL), que seria o virtual candidato ao Governo do Estado em 1990, vendo a possibilidade de Brizola ser o provável adversário de Collor no Segundo Turno, passou a aderir a campanha de Brizola. O momento marcante de Brizola em Alagoas foi um grande comício realizado na Praça dos Martírios com a presença de Brizola e seu vice Fernando Lyra. 

5) Guilherme Afif Domingos (PL) foi o quinto colocado com uma votação de 26.869 votos. Seu eleitorado tinha como base os pequenos e médios empresários. Em Alagoas quem coordenou a sua campanha foi o ex-deputado Federal Lauro Farias que era o presidente regional do PL. O único deputado Estadual que participou da sua campanha foi Manoel Lins Pinheiro (PL). 

6) Aureliano Chaves (PFL) foi o sexto colocado com uma votação de 10.677 votos. Apesar de ser o candidato oficial do partido, a maioria de seus correligionários, além de não participarem da sua campanha, não votaram com ele. Divaldo Suruagy foi um dos poucos que votou com Aureliano. 

7) Paulo Maluf (PDS) foi o oitavo colocado com uma votação de 9.253 votos. Sua votação inexpressiva é a demonstração da quase extinção do PDS em Alagoas, partido que durante muito tempo manteve a hegemonia política no Estado. 

8) Ulysses Guimarães (PMDB) foi o nono colocado com uma votação de 9.138 votos. Sua votação pífia é consequência da ampla maioria dos caciques do partido terem saído do PMDB e o desgaste do Governo Sarney.

Fatos importantes nas eleições de 1989 em Alagoas 

(Segundo turno) 

1) Fernando Collor de Mello (PRN) foi o primeiro colocado com uma votação de 683.920 votos. Se a eleição do primeiro turno fez o eleitor votar em Collor, acreditando que a sua vitória traria a solução dos graves problemas de Alagoas, no segundo turno isso foi mais acentuado ainda e foi o fator determinante para a sua grande votação e vitória.

2) Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi o segundo colocado com uma votação de 215.177 votos. Seu crescimento eleitoral no segundo turno foi pelo maior engajamento dos movimentos sociais e a adesão de todos os grupos políticos que faziam oposição a Collor em Alagoas. No dia 10 de dezembro de 1989 (domingo), Lula fez seu único comício em Alagoas. Reuniu uma multidão na praia da Pajuçara, com grandes lideranças nacionais e com a presença das celebridades Chico Buarque e Djavan.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..