A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), coordenaram, nesta quinta-feira (19), a operação “Sentinela”, que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de União dos Palmares , São José da Laje e Maceió.

A operação cumpriu 43 mandados de prisão. Três pessoas morreram, durante confronto com os policiais, e12 foram presas.

Segundo o delegado Guilherme Iusten, da Delegacia Regional de União dos Palmares, que comanda as investigações, das 12 prisões, duas foram em flagrante delito com drogas e arma de fogo. 

As três pessoas mortas em confronto com a polícia são do sexo masculino e foram identificados como: Manoel Idalino da Silva, de 26 anos; Marcelo Lourenço da Silva, de 24 anos; e Wanderson da Silva, de 26 anos. Eles reagiram a prisão e atiraram contra a guarnição no momento em que receberam voz de prisão, em União dos Palmares. 

Ainda segundo o delegado, os três homens têm envolvimento com diversos homicídios e eram considerados “braços armados” de uma organização criminosa. Com eles, foram encontrados dois revólveres calibres 38 e uma pistola 9 mm.

Após a troca de tiros, o trio chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Regional da Mata (HRM), mas os três não resistiram aos ferimentos. O Instituto de Medicina Legal (IML) enviou equipe para recolher os corpos. 

A operação tem o intuito de desarticular uma organização criminosa que praticava tráfico de drogas, homicídios e comércio ilegal de arma de fogo nas regiões de Maceió, São José da Laje e União dos Palmares.