Reforma administrativa de JHC: acomodação política ou definições técnicas?

10/01/2023 12:45 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

A Câmara de Maceió deu um “cheque em branco” ao prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), ao autorizar a reforma administrativa, já em janeiro deste ano, para que o chefe do Executivo municipal promova uma profunda mudança na estrutura do poder municipal no meio de seu primeiro mandato. 

 

É semelhante ao que o parlamento estadual fez para o início do segundo governo de Paulo Dantas (MDB), no comando do Estado de Alagoas. Quanto a Dantas, eram muitas as forças a serem acomodadas na fileira das “janelas”, inclusive - como se sabe - parentes do governador..

 

No caso do prefeito da capital alagoana, JHC terá a oportunidade de avaliar não apenas o atual quadro, mas a estrutura montada por ele mesmo no início do mandato. 

 

A tarefa do prefeito é conseguir unir, nessa reforma a ser promovida, melhorias nos quadros técnicos para efetivar mais entregas nos próximos anos e, além disso, aglutinar forças políticas para a sua reeleição. 

 

Sendo assim, novas pastas podem ser caminho para novos aliados, ainda mais quando o grupo político rival do prefeito (liderado pelo MDB do senador Renan Calheiros) tem, atualmente, uma ampla base.

 

É válido ainda ressaltar que JHC é oposição ao MDB dentro de uma conjuntura de “oposições” de forças fragmentadas. O bloco político de JHC, não raro, é o “bloco do eu sozinho”. 

 

A reforma administrativa pode alterar um pouco isso, pois o prefeito vem estreitando laços, haja vista a forma como tem se aproximado, por exemplo, do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Netto (MDB). 

 

Além disso, no atual quadro do primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Maceió, poucos são os nomes que se destacaram em suas pastas. E aí, entram as melhorias que o prefeito precisa promover para que o poder público municipal consiga impor uma marca à gestão, sem que esta sobreviva apenas de festas a serem promovidas e ações pontuais que não parecem ser integradas.  

 

O desafio de JHC, portanto, é encontrar o equilíbrio nessas mudanças pretendidas com a reforma administrativa para atrair bons quadros às novas pastas que queira criar. A oportunidade foi dada pelos vereadores de Maceió…

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..