Eleições de 1986 em Alagoas

09/01/2023 12:00 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

Na Eleição Estadual de 1986, em Alagoas, tínhamos à frente do Governo do Estado, José Tavares (PFL) e do Município de Maceió, Djalma Falcão (PMDB).

Fatos importantes nas eleições de Alagoas em 1986

1) A eleição de 1986 foi uma eleição de apenas um turno. 

2) Fernando Collor (PMDB) foi eleito governador com uma votação de 400.246 votos (52,83%) e seu vice foi Moacir Andrade. A juventude, o carisma, a habilidade e ser dono do maior complexo de comunicação do Estado foram fatores que ajudaram a eleição de Collor. Além desses fatores, Fernando Collor trouxe um número de Prefeitos e Vereadores bastante significativo do ex-partido (PDS) para marchar com ele nas eleições, e isso aniquilaria a hegemonia do seu ex-grupo. A posição do Governador José Tavares de se manter magistrado no processo eleitoral, ajudou a eleição de Collor, pois a máquina estadual ficou de fora do processo eleitoral.

3) Guilherme Palmeira (PFL) foi o segundo colocado com uma votação de 327.232 votos (43,20%). Sem a hegemonia que o levou a vitória em 1982 e a falta de consenso em tê-lo como candidato, foram dois fatores importantes para a derrota de Guilherme Palmeira. A falta de consenso é tão determinante que o Governador José Tavares, seu correligionário, não apoiou a sua candidatura, ficando de magistrado no processo. O PDS, partido aliado, ficou na incumbência de indicar o seu vice, onde na convenção foi escolhido o Deputado Federal Nelson Costa, porém, Guilherme e seu grupo não aceitaram a indicação, pois além de Nelson Costa ser tachado de Malufista, era um aliado de Fernando Collor e isso poderia ser um fator que viesse a prejudicar a sua eleição. Queria que o PDS escolhesse como vice Dalmácio Lúcio. Esse impasse na escolha do vice, perdurou durante toda a campanha e tiveram muitas ações judiciais de ambos os lados e que, no final, o TSE manteve Nelson Costa como vice. Esse episódio é outro fator que prejudicou a eleição de Guilherme Palmeira.

 4) Ronaldo Lessa (PSB) foi o terceiro colocado com uma votação de 30.073 votos (3,97%) e seu vice foi Paulo Onofre (PDT), Ronaldo foi o candidato da Frente Popular que representava os dissidentes do PMDB, onde a maioria se filiou ao PSB, PDT, PCB e ao PT. Apesar de uma votação insignificante que obteve, criou a partir daquela eleição, uma nova alternativa de poder. A coerência de Ronaldo Lessa de não se aliar a Fernando Collor (collorir) fez nas eleições seguintes seu crescimento político. 

5) Os dois senadores eleitos foram Divaldo Suruagy (PFL) com uma votação 334.137 votos (27,63%) e Teotônio Vilela Filho (PMDB) com uma votação de 298.185 votos (27,53%). Essa foi a primeira eleição disputada por Teotônio Vilela Filho. 

6) Na eleição de 1986 foi extinto o voto vinculado; porém, a sublegenda foi mantida. Na Frente Popular, os candidatos foram Lauro Farias e Freitas Neto, cada um com uma legenda própria. No PMDB, Mendonça Neto e João Lyra estavam na mesma legenda e Téo Vilela e Rubens Vilar na outra legenda. No PFL, uma legenda foi ocupada por Divaldo Suruagy e na outra legenda por Mendes de Barros e João Azevedo. 

7) José Thomaz Nonô (PFL) foi o deputado federal mais votado, com uma votação de 94.526 votos. Ainda com prestígio de ter sido um grande gestor da Secretaria da Fazenda do Estado do Governo de Guilherme Palmeira (1979 a 1982), era presidente regional do partido e com o apoio de vários Prefeitos e Vereadores, foram fatores que determinaram sua grande votação. 

8) Nas eleições de 1986 a bancada de Alagoas na Câmara Federal tinha 9 representantes. O PMDB elegeu 4 Deputados, o PFL elegeu 4 deputados e o PTB elegeu 1 deputado.

9) Sabino Romariz (PDT) foi o Deputado Estadual mais votado, com uma votação de 34.785 votos. Seu programa na TV com forte apelo popular, foi o fator que determinou a sua excelente votação. A votação de Sabino ajudou a coligação da Frente Popular eleger os Deputados João Neto (PSB), Manoel Lins Pinheiro (PDT) e José Augusto (PDT). 

10) Nas eleições de 1986 a Assembleia Legislativa era composta por 27 representantes. O PMDB elegeu 7 deputados, o PFL elegeu 10 deputados, o PDT elegeu 3 deputados, o PTB elegeu 6 deputados e o PSB elegeu 1 deputado.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..