Atualizada às 18:07
Na tarde deste domingo (8), um grande grupo de bolsonaristas ocupou a Esplanada dos Ministérios em protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao chegar próximo ao Congresso Nacional, os manifestantes partiram para cima dos agentes da PM que faziam o isolamento dos prédios públicos.
Através de postagem nas redes sociais, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB), criticou a invasão e escreveu que “baderneiros depredaram o patrimônio”.
“Crimes reincidentes, anunciados como o vandalismo na sede da PF e o terrorismo no aeroporto. O chefe da Segurança do GDF e a leniência local do governo exigem uma intervenção federal imediata Os golpistas não passarão e a ordem prevalecerá”, escreveu em postagem.
Já a vereadora por Maceió, Teca Nelma (PSD), escreveu: “Os golpistas antidemocráticos continuam seus devaneios contra o nosso regime. A violência, as armas e o autoritarismo é marca desse grupo que precisa URGENTEMENTE ser reprimido. Temos um novo presidente, eleito pelo voto do povo! Quem atenta contra isso é inimigo da democracia!!”
Também vereador por Maceió, Leonardo Dias (PL), repercutiu a invasão de bolsonaristas e afirmou: “Em 2016 derrubamos uma Presidente sem qualquer ato de violência ou depredação. Nós não podemos nos tornar aquilo que sempre condenamos”.
“Simplesmente inaceitável a destruição de patrimônio público e privado. Sou, inclusive, autor de uma Lei Municipal que pune esse tipo de atitude", escreveu.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), criticou a invasão e avaliou que os responsáveis devem ser identificados e punidos na forma da lei. Lira defendeu, ainda, o Congresso Nacional que “jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente. Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo”.
“A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é surpreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição", finalizou.
Cibele Moura (MDB), deputada estadual, escreveu: “Inadmissível o que está acontecendo em Brasília. A democracia precisa ser respeitada e fortalecida. Ataques aos sistema democrático precisam ser duramente punidos”.
“Hoje nos deparamos com atos criminosos de baderna e depredação do patrimônio público. Para mim, nenhuma surpresa. O que mais chama atenção é a covardia dos golpistas em escolherem um domingo para praticarem vandalismo. Preservaremos a todo custo o Estado Democrático de Direito”, escreveu o deputado federal, Isnaldo Bulhões (MDB).
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, disse que o que está acontecendo em Brasília é terrorismo. “É reflexo de todo o mal que o Bolsonarismo trouxe para o país. Que sejam punidos! É uma ameaça direta a nossa democracia, uma tentativa de Golpe de Estado. Merecem cadeia!”
O deputado federal eleito, Rafael Brito (MDB), cobrou uma ampla investigação para apurar a leniência do governo do Distrito Federal na invasão bolsonarista. “Devem ser tratados como vândalos e golpistas! E todos os envolvidos devem ser punidos exemplarmente. Viva o Brasil! Viva a democracia!”.
*Estagiária sob supervisão