Nesta quinta-feira (1), a retomada da Operação Carro-Pipa em Alagoas vai ser discutida em reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília. 

De acordo com as informações, em Alagoas, o programa fornecia água potável a 138 mil pessoas em 37 municípios, mas está paralisada desde 14 de novembro.

A operação é financiada pelo Exército em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, e Alagoas foi o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso.

Não é só em Alagoas que acontece isso. Os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte também estão com o fornecimento suspenso.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, enviou um ofício à Coordenação Nacional de Defesa Civil solicitando informações sobre a paralisação após  reunião com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Defesa Civil Estadual e outros órgãos.

Wanderley afirmou que “existe uma demanda grande pelo acesso de água potável, porque apesar de existir água nos açudes, ela não é própria para o consumo humano”.