Jó: “Tivemos uma eleição tratada como algo acima dos limites legais, um projeto de poder passando por cima de tudo e de todos”

01/11/2022 12:08 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

A deputada estadual Jó Pereira (PSDB) – que foi a vice na chapa derrotada do candidato ao governo Rodrigo Cunha (União Brasil) – se pronunciou, no dia de ontem, sobre o resultado das eleições em Alagoas. 

 

Em que pese reconhecer o resultado das urnas, o discurso adotado por Jó Pereira foi muito mais duro, nas linhas e entrelinhas, do que o posicionamento oficial anteriormente divulgado pela assessoria da campanha de Rodrigo Cunha, logo após o pleito. É perceptível que a posição de Pereira é muito mais combativa do que a adotada pelo candidato ao governo derrotado do União Brasil.

 

Pereira, que não terá mandato a partir do dia 1º de janeiro, já se compromete em ser uma oposição ao grupo político liderado pelo senador Renan Calheiros (MDB) e pelo ex-governador e senador eleito Renan Filho (MDB); o bloco do qual faz parte o governador eleito Paulo Dantas (MDB). Qual será seu papel como opositora? Aí, só o futuro responde...

 

A parlamentar tucana agradeceu aos alagoanos e alagoanas pelos mais de 759 mil votos. Ela classifica como “votos de confiança e esperança depositados na chapa na qual estive como candidata a vice-governadora”. 

 

Pereira se coloca como em uma trincheira de “resistência”, seja lá o que na prática isso signifique. O ponto mais forte é ela afirmar que a chapa da qual fez parte concorreu sem que houvesse “igualdade de tratamento”. Jó Pereira cita “flagrantes de compra de votos”. “Tudo isso maximizado em um cenário de uma população cada vez mais pobre, desassistida e com menos oportunidades”, pontuou ainda.

 

De acordo com ela, o adversário Paulo Dantas “usou da máquina pública, da execução de programas sociais com fins eleitoreiros, de liberação de recursos ao arrepio da lei, para beneficiar aliados e cooptar apoios, com decisões amplamente questionadas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas)”.

 

Se o pronunciamento de Jó Pereira terá consequências práticas, com possíveis ações judiciais (em andamentos ou por ainda surgir) é algo que não se sabe. Porém, diferente de Rodrigo Cunha – em seu primeiro pronunciamento após a derrota – Pereira surge questionando aspectos do pleito, mesmo reconhecendo os resultados das urnas. 

 

“Tivemos uma eleição tratada como algo acima dos limites legais, um projeto de poder e de vitória, passando por cima de tudo e de todos. Estou ao lado de Alagoas, repleta de potenciais, e jamais torceria contra o nosso Estado, muito ao contrário. Por isso, apesar de não acreditar no governador eleito, no que ele representa, em seus aliados e em seu projeto, espero que os próximos dias sejam de tranquilidade, segurança e Justiça”, coloca a parlamentar.

 

Sobre o futuro político, Jó Pereira destaca: “Encerrei mais um ciclo em minha vida pública, como candidata a vice-governadora, e faço mais esse registro para esclarecer a integralidade de meu pensamento e também para assegurar que não pararei. Estejam certos de que eu, ao lado de muitos, principalmente ao lado de muitas mulheres, seguirei na luta por Alagoas, agora em outras trincheiras, e continuarei lutando também para que a verdade seja restabelecida e a Justiça prevaleça”. 

 

Como se dará a luta de Pereira para uma possível verdade reestabelecida e pelo que ela classifica como Justiça, é algo que o tempo dirá. Dirá, inclusive, se realmente tal “luta” terá desdobramentos. Mas o que fica óbvio: a posição de Jó Pereira sobre o fim do pleito não parece ser a mesma que a divulgada por Rodrigo Cunha. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..