Sebastião Canuto o ícone da arbitragem alagoana será homenageado no Hall da Fama do Estádio Rei Pelé

25/10/2022 16:16 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

 

Sebastião Canuto da Hora, considerado um eterno ícone da arbitragem do futebol alagoano será homenageado na próxima quinta-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude. Integrante da Associação de Cronistas Esportivos de Alagoas- ACEA, Canuto terá a honra de eternizar suas pegadas, no Hall da Fama, no Estádio Rei Pelé, numa cerimônia que será comandada pelo secretário Charles Herbert, cujo evento promete reunir diversos convidados especiais, entre eles o presidente da ACEA, Ronaldo da Paz. 

“Alagoas está prestando uma justa homenagem, sobretudo pelo histórico de sua vida profissional carimbado de 18 anos de carreira atuando no apito, mediante jogos em nosso Estado e pelo Brasil afora; tanto  em clássicos de campeonatos regionais e competições promovidas pela CBF” comentou Ronaldo da Paz, tido como o responsável pelo pleito de solicitar junto ao secretário Charles Herbert, essa devida homenagem em nome dos cronistas associados da ACEA.    

Sebastião Canuto que é formado em Psicologia e Advocacia iniciou sua carreira de árbitro de futebol em 1969  indo até 1987. Em 1970, no jogo Seleção Alagoana e Santos, que marcou a inauguração do Rei Pelé  (exatamente hoje 25 de outubro faz 52 anos) Canuto atuou como bandeirinha na então partida festiva comandada pelo conceituado árbitro carioca Armando Marques. Três dias depois o estádio foi palco de outro amistoso, envolvendo Botafogo/RJ e Cruzeiro/MG, desta vez Canuto comandou no apito.   

É de se saber que o legado que Sebastião Canuto da Hora deixou como árbitro de futebol é algo marcante dentro do mundo esportivo. Integrou o quadro especial da CBF, foi o juiz que mais apitou o clássico CSA x CRB; foram 42 partidas e atuou durante 13 anos seguidos como presidente da Comissão de Arbitragem do Futebol Alagoano. 

“Foi um árbitro respeitado por onde atuava, sobretudo pela sua postura dentro de campo, razão que motivava a Federação Alagoana sempre escalá-lo nos jogos mais complicados, como em Arapiraca, Palmeira dos Índios e em Maceió, isso nas partidas envolvendo CSA. CRB. CSE e ASA, além de outros jogos” comentou o radialista Costa Cabral, confessando seu carisma que até hoje tem pelo ex-árbitro Sebastião Canuto, o Canutão como gostava de chamá-lo.   

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..