Arthur Lira confirma negociação que pode fundir Progressistas e União Brasil

06/10/2022 14:55 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O presidente da Câmara dos Deputados e deputado federal reeleito Arthur Lira (Progressistas) confirmou – em entrevista ao Portal R7 – a negociação, já em andamento, para a fusão entre o Progressistas e União Brasil. 

 

Há a possibilidade de as conversas também terminarem em uma federação entre os dois partidos. 

 

Caso se confirme, a “fusão” produzirá a maior bancada federal de Alagoas na próxima legislatura, com quatro parlamentares do Progressistas – Arthur Lira, Fábio Costa, Daniel Barbosa e Marx Beltrão – e o único nome eleito do União Brasil: Alfredo Gaspar de Mendonça. Serão cinco dos nove deputados federais alagoanos.

 

Os demais eleitos são Luciano Amaral (PV), Isnaldo Bulhões (MDB), Paulão (PT), Rafael Brito (MDB).

 

Em entrevista, Lira colocou que as negociações tomam por base “o posicionamento político das siglas”. “A legislação que nós aprovamos em 2007, o objetivo principal dela, com os efeitos colaterais bons e ruins, é a diminuição dos partidos políticos”, disse ainda o presidente da Câmara dos Deputados. 

 

Lira avalia a junção de siglas como algo benéfico. “Você dá ao eleitor brasileiro capacidade maior de avaliar como cada partido pensa e o que representa, até para que a gente possa, no futuro, fazer uma evolução para o que eu defendo, que é o semipresidencialismo em 2030”, opinou.

 

Este ano, o Progressistas elegeu 47 deputados federais. O número frustrou as expectativas da legenda que espera, no mínimo, 53 parlamentares. Em Alagoas, entretanto, Lira fez o “dever de casa” ao menos nesse quesito e entregou à agremiação quatro deputados federais eleitos. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..