Em Alagoas a candidatura de um nome que não é político e nem vem de famílias da política tradicional tem chamado a atenção da população e principalmente de especialistas políticos. Alfredo Gaspar de Mendonça é alagoano, atuou como promotor de justiça e secretário de segurança pública do Estado.
Durante toda a sua trajetória de vida, o candidato a deputado federal eleito com mais de 102 mil votos por Alagoas, combateu a corrupção, os crimes contra a máquina pública, o crime organizado e mais recentemente combateu a criminalidade em todo o Estado sendo considerado o melhor secretário de segurança pública.
Para o cientista político Ranulfo Paranhos, o voto restrospectivo foi o que elegeu Alfredo Gaspar de Mendonça. Segundo o especialista esse é o tipo de voto que a população avalia o que foi realizado pelo candidato e as propostas que ele apresenta. Além disso, Ranulfo fala que muito mais do que ele fez é o que a população acredita e tem a confiança do que ele vai fazer.
“ São muitas as variáveis que são capazes de ascender um candidato de não político para político. Estrutura de campanha, partido político, aliados, verba de campanha e algumas varáveis determinantes. Com Alfredo Gaspar essas varáveis se apresentam no voto retrospectivo onde a população avalia e acredita no que ele fez, além de credenciar as propostas para o futuro. Essa varáveis fizeram o fenômeno de um nome que não é da política ser eleito.”, explicou o cientista.
Sem histórico político na família, Alfredo Gaspar, que atuou como secretário de segurança pública de Alagoas e promotor de justiça sendo destaque nos dois cargos, é um nome novo que chama atenção da população e dos especialistas políticos. Ao longo dos 45 dias, ele mostrou o que fez pelo Estado no combate à corrupção, aos crimes contra a máquina pública, ao crime organizado e demais crimes, sendo considerado o melhor secretário de segurança pública de Alagoas e enquanto promotor de justiça, responsável por prisões históricas de grandes e conhecidos nomes da política alagoana. “Aos 19 anos tinha um sonho de ser político, mas não tinha feito nada pelo meu Estado. Hoje, depois de uma vida dedicada a Alagoas, me sinto pronto por mim e por todos os alagoanos”, declarou Alfredo Gaspar.
Alfredo Gaspar foi o segundo deputado federal mais votado do Estado, com mais de 102 mil votos, ele foi eleito por média. “Agora vou honrar cada um desses 102 mil votos depositados em mim, Alagoas vocês vão se orgulhar do deputado federal que elegeu. Eu não tenho palavras para agradecer a não ser dizer, obrigado Deus, obrigado família, obrigado alagoanos”, declarou emocionado Gaspar.