Pão de Açúcar/AL se destaca nacionalmente com dois artesãos entre os 100 melhores do Brasil

29/09/2022 16:02 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Dos onze artesãos, de sete municípios alagoanos, que estão na lista de vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato 2022, dois são de Pão de Açúcar. Trata-se de Edvan Alves Lima, o Vanvan, e Camille Souza Dias. Os dois são da Ilha do Ferro, povoado que se tornou um reino encantado da arte popular, e produzem esculturas de madeira. A 5ª edição da premiação recebeu a inscrição de 1.208 artesãos de todas as regiões do país. Os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. 

O prêmio inclui ainda a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações das premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae. De 17 a 19 de novembro, haverá a cerimônia de premiação no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, com rodada de negócios e uma exposição de obras dos premiados. Os onze artesãos alagoanos são de: Maceió teve 4, Pão de Açúcar 2, Capela 2, Porto de Pedras 1, Coruripe 1 e  Penedo 1. 

As etapas de seleção se basearam em oito critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação. A fase final foi decidida por cinco juradas com notório saber nas áreas de comercialização para o mercado artesanal, turismo, empreendedorismo, artesanato e cultura brasileira, em reunião no CRAB no último dia 15. 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..