Em comemoração ao Dia do Servidor, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) abriu, nesta segunda-feira (26), as inscrições para os Concursos de Fotografia e de Poesia, com o tema Liberdade. A iniciativa também faz alusão aos 130 anos do Judiciário alagoano, do nascimento do poeta e jurista Pontes de Miranda, além do bicentenário da Independência do Brasil.
Tendo como público-alvo os magistrados, servidores e demais profissionais que atuam no Poder Judiciário de Alagoas, as inscrições são gratuitas e seguem até o dia 9 de outubro. Só serão aceitas uma foto e uma poesia de cada participante.
A organização e coordenação das ações de execução dos concursos competem ao Centro de Cultura e Memória do TJAL (CCM/TJAL), com o apoio da Diretoria de Comunicação (Dicom), da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati) e da (Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP).
Os concursos têm por objetivo incentivar o exercício da criatividade e sensibilidade revelando, a partir das imagens e poesias, produzidas pelos participantes, as diversas facetas do bem maior da humanidade: a Liberdade. Os candidatos também podem representar a ausência da liberdade, na tentativa de compreendê-la e, sobretudo, comunicá-la.
A fotografia deve ser enviada para o e-mail concursodefotografiastjal@gmail.com, com o formulário de inscrição preenchido (Anexo II do edital). O candidato descreverá, obrigatoriamente, a relação e a relevância da imagem com o tema do concurso. Já a poesia deve ser enviada para o endereço eletrônico concursodefotografiastjal@gmail.com, também com o formulário de inscrição devidamente preenchido (Anexo II do edital).
Tanto a fotografia quanto a poesia devem ser inéditas, sem ter sido publicadas em nenhum livro, encarte, revista ou mostra, tampouco premiadas em outros concursos até a data da inscrição.
As fotografias e poesias irão para votação popular no sítio eletrônico https://intranet.tjal.jus.br/. As 12 mais votadas de cada concurso participarão das exposições “Liberdade: o que meus olhos veem?” e “Versos em Liberdade”. Em seguida, passam para a fase de julgamento técnico que escolherá as três melhores fotografias e poesias.
A comissão julgadora de Fotografia será composta, respectivamente, por três fotógrafos profissionais, sendo um do TJAL e dois convidados. A comissão julgadora de Poesia será composta por três membros convidados de reconhecido conhecimento da literatura, servidores públicos ou não, escolhidos entre escritores, especialistas em literatura e críticos literários da área de língua portuguesa e literatura. As comissões analisarão as fotos e as poesias concorrentes quanto à adequação ao tema proposto.
Premiação
O resultado final e a cerimônia de premiação será realizada em evento alusivo ao Dia do Servidor, no dia 31 de outubro, em local a ser divulgado pelo Tribunal. A premiação, tanto para o Concurso de Fotografia quanto para o de Poesia, será:
1º Lugar : Smart TV 32” LED;
2º Lugar: E-reader de 10ª geração compatível com a biblioteca Amazon;
3º Lugar: Caixa de som portátil, sem fi o, Bluetooth, à prova d’água.
Os gastos com envio da premiação serão custeados pelo TJAL. Os 12 autores das fotografias e das poesias selecionadas para participarem das exposições receberão certificados do concurso. Eventuais questões omissas serão resolvidas pelo CCM e, em caso de dúvida, o interessado pode entrar em contato por meio do e-mail ccmtjal@tjal.jus.br ou pelo 99189-1935 (celular e Whatsapp), das 08h às 17h.