O PIB de Alagoas fez a festa na orla de Maceió

07/09/2022 18:30 - Ricardo Mota
Por redação
Image

É uma pena que o 7 de setembro não tenha o apelo popular que merece. A data é muito mais para nós, os brasileiros, do que simplesmente o “grito do Ipiranga”.

O fato de ter se tornado ao longo dos anos, quase que exclusivamente, um desfile militar ofusca o mérito do homem comum de ter participado, decisivamente, da nossa independência em relação a Portugal - como se comemora nos EUA . Exemplos como o da “Batalha do Jenipapo” (Piauí, 13 de março de 1823) e do “2 de julho de 1823” (que começou em fevereiro de 1822), na Bahia, são episódios nem sempre lembrados como deveriam na historiografia nacional.

Nos tempos em que vivemos, lamentavelmente, a data foi pretensamente sequestrada por “manifestantes patriotas”, que muitas vezes têm vergonha do povo brasileiro - de quem se dizem os verdadeiros representantes, la crème de la crème.

A presença de tratores modernos no desfile, símbolo de poder do agronegócio, confirma o perfil do bolsonarismo por aqui: opção política da nossa elite econômica, principalmente (ainda que não só dela). 

Os integrantes dessa parcela privilegiada da sociedade alagoana têm o direito, é verdade, de escolher quem quiser para votar, desde que não sejam golpistas e respeitem os que majoritariamente hoje estão do outro lado. 

Esta semana, publicamos aqui que os bolsonaristas são 29% dos alagoanos, segundo o confiável IPEC, e alguns internautas protestaram sob o argumento de que há mais carros em Maceió com adesivos do presidente do que dos demais candidatos.

E é verdade.

Só que, no segundo estado mais pobre do Brasil, é natural que a maioria dos veículos pertença a quem tem mais capital.

Simples assim.

Cá para nós: o 7 de setembro há de pertencer a todos os brasileiros. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..