Sabe-se que é difícil um candidato reduzir drasticamente sua rejeição durante a campanha, período em que todos são alvos de todos (ainda que seletivamente em alguns caos).

Mas também é de conhecimento de quem está acostumado a lidar com números e estatísticas de campanha, que não parece muito difícil fazer crescer a rejeição dos adversários, atacando onde eles são mais vulneráveis.

Vejamos como está a rejeição de cada um dos quatro principais (eleitoralmente) candidatos ao governo de Alagoas, de acordo com a pesquisa do Instituto Ipec:

- Collor tem 41% de rejeição;

- Dantas tem 21;

- Rui Palmeira, 20%;

- Rodrigo Cunha, 15%.

Em tese, Collor é o melhor adversário de qualquer um dos três para um possível segundo turno. Mas é bom lembrar que o eleitor pode aprontar (não é só o candidato, não).