Indefinição de quem vai para o segundo turno em Alagoas, para o Governo do Estado

02/09/2022 16:13 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

De acordo com a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Ipec (antigo Ibope) para o Governo de Alagoas, Paulo Dantas aparece com 24%, Rodrigo Cunha com 21%, Fernando Collor com 17% e Rui Palmeira com 15%. Com isso, certamente não se pode ainda apontar quais os dois postulantes ao Palácio República dos Palmares, que irão para o segundo turno do pleito.

  Desse modo, o candidato Paulo Dantas, apesar de contar com a máquina generosa do Estado a seu favor, do legado do governo de Renan Filho e da ampla maioria dos prefeitos e deputados em seu apoio, não consegue atingir a marca dos 30% de intenções de voto, que normalmente qualquer candidato governista já teria alcançado neste momento da campanha. Com isso, parece que o candidato Dantas já atingiu o seu teto e não consegue mais crescer.

  Por outro lado, Rodrigo Cunha, depois de resolver as indefinições a respeito da sua vice e do impasse com o PSB do prefeito JHC, agora navega em águas mais tranquilas. Vale ressaltar, que Cunha tem o maior tempo no guia eleitoral e uma estrutura de campanha muita sólida, o que já reflete o seu segundo lugar nessa pesquisa.

  Assim, o candidato Fernando Collor, quando desistiu da sua reeleição para o senado e se lançou para o Governo do Estado, colando na imagem do presidente Bolsonaro, teve como efeito imediato passar a ocupar o segundo lugar, em todas as pesquisas. No entanto, esse fato não é mais nenhuma novidade e não mais repercute junto ao eleitor e, além disso, Collor sem contar com nenhum grupo político que o apoie, certamente terá grandes dificuldades para continuar almejando uma das vagas para o segundo turno.

  Já o candidato Rui Palmeira, com 15% das intenções de voto, demonstra que ainda está vivo na disputa. Teve um excelente desempenho no primeiro debate entre os candidatos para o Governo do Estado e, se nos próximos debates mantiver a mesma performance, certamente irá crescer nas pesquisas e passará a ameaçar os que estão nos primeiros lugares.

  Por tudo isso, a faltarem 30 dias para as eleições, o pleito de 2022 demonstra que será um dos mais acirrados da história da política em Alagoas. Desse modo, as estratégias que serão utilizadas pelos candidatos daqui em diante, serão determinantes para que haja uma definição de quem chegará no segundo turno desse pleito.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..