O Prêmio Selma Bandeira foi criado 12 anos atrás, pela produtora cultural, técnica em turismo e executiva em eventos Maria Francineide de Araujo Rocha, mais conhecida como Fafá Rocha. Também uma mulher forte, competente, sertaneja da cidade de Mata Grande. Na época quando ela pensou em criar um prêmio, para homenagear mulheres fortes em vários segmentos diferentes da sociedade alagoana e brasileira , deu um nome forte de mulher ao prêmio , para que o mesmo fosse realizado dentro do mês de março , que comemora o dia 08- Dia Internacional da Mulher. não foi preciso fazer muitas pesquisas para a escolha. Pediu apenas a opinião de seu esposo, filhos também produtores culturais Marcus Assunção, Marina (arquiteta, urbanista, designer, diretora de artes),e Leonardo fortes, decidiram dar ao nome de Selma Bandeira. Consultamos alguns comunicadores mais próximos, políticos, e alguns empresários e eles acharam fantástico e merecedor a escolha do nome do prêmio. Todos foram unânimes. Marcus Assunção foi e é apaixonado pela história da ex- médica humanista. Deputada Estadual, mulher de luta e também sertaneja forte Selma Bandeira. Dias após a definição do nome do prêmio, Marcos Assunção procurou naquela época o ex Deputado Estadual, ex Secretário de Planejamento e Superintendente do Porto de Maceió, Petrucio Bandeira , para solicitar a autorização da realização do prêmio. Petrúcio, irmão da Selma Bandeira, após consultar a família atendeu o pedido de Maria Grancineide, Araujo Rocha e Marcos Assunção autorizando a realização do mesmo. Se a Selma fosse viva, seria uma senadora e governadora de Alagoas. Era uma líder nata, mulher de fibra,competente, respeitada , e de um sorriso encantador. Declarou Marcus Assunção.
Nestes 12 anos já foram homenageadas mais de 250 mulheres. Todas expressivas. Desde a mulher vinda do campo, professoras, médicas, prefeitas, deputadas, empresárias, advogadas, funcionárias públicas, jornalistas, secretarias até a primeira dama do estado de alagoas, Sra. Renata Calheiros. Um dos momentos mais emocionantes do prêmio foi a homenagem à mãe da Selma Bandeira, dona Alexandrina, há dois anos atrás com 101 anos. Foi bem aplaudida. Uma das coisas mais felizes e respeitosas para nós todo ano é muito difícil para nossa comissão técnica selecioná-las, já chegamos a anos anteriores a chegarmos a 350 indicações e pesquisas, para serem escolhidas 25 mulheres apenas. este ano chegamos a 186 indicações e homenagearmos 25 grandes mulheres, e uma homenagem in memoriam a médica e ex deputada fátima borges.
O que significa pra gente essas mulheres:
O papel que as mulheres desempenharam e ainda exercem na história é de grande importância. essas mulheres são destemidas e se destacam na luta pelo seu espaço na sociedade. passaram de “mulheres de atenas”, como na música de chico buarque, para mulheres únicas, que não vivem apenas para o lar, mas participam ativamente das mudanças políticas, econômicas e sociais do mundo. em alagoas, uma mulher de grande prestígio por todos nós proporcionou a quebra de paradigmas lutando pelo que acreditava em uma época em que o direito à liberdade de expressão não existia no brasil. esta mulher dá o nome ao prêmio, é selma bandeira: médica, mãe, militante e deputada estadual, que foi perseverante na luta pelos seus ideais na defesa dos direitos humanos e para o fim da violência. sua história deve ser sempre lembrada e guardada como um exemplo para todas as mulheres. um dos maiores motivos deste prêmio é preservar a memória desta alagoana ao mesmo tempo em que destacamos a atuação de mulheres, como ela: destemida, perseverante e fiel a sua luta.
O prêmio acontecerá no dia 01 de setembro ás 20:00hs , apenas para convidados no auditório da federação das indústrias (casa das industrias)
, com convites limitados. a autoria e realização são de maria francineide araujo rocha (fafá rocha), produção cultural e executiva de leonardo forte e marcus assunção, marina fortes. com o apoio da fortes empreendimentos., pitu . grupo ferreira hora, apoio da emenda da vereadora teca nelma, através da câmara de vereadores de maceió e instituição espaço cultural melhor idade locutor marreco (incentivadora este ano do prêmio), secretária de estado da cultura, pitu, seduc/al ,sebrae, sedetur/al. gostaríamos de salientar a importância , da atenção, incentivo e respeito da federação das indústrias do estado para com a realização do prêmio selma bandeira, através da sua diretora de marketing , cláudia piatti, assessoria de ana paula fonseca e seu presidente dr. josé carlos lyra. a cada ano o prêmio vem crescendo e cada vez vem tomando uma projeção nacional. aproveitamos o momento para agradecermos a atenção e incentivo do executivo e assessor parlamentar de brasília sr. moisés neves. por exemplo este ano teremos o reconhecimento de expressivas mulheres de brasília como; a delegada larissa neves , da influencie natália lustuosa , da médica ginecologista e pesquisadora adriana mendonça alexandrino, alagoana mais reside em brasília a muitos anos , da destacada empreendedora sergipana vanise santos , um das maiores franqueadoras da hinode do nordeste e da grande empreendedora social ana fontes, alagoana , porém reside em são paulo a muitos anos.
todos os convidadas e homenageadas sentarão em assentos intercalados. respeitando o distanciamento. o prêmio selma bandeira a mais de 5 anos tornou –se nacional , e tivemos em 2021 uma homenagem internacional a embaixatriz da república de camarões laura m beng . a senadora simone tebet , candidata presidência da república foi também um das homenageadas destacadas em 2021 , por respeito a nossa organização e pela importância da realização do prêmio selma bandeira nos enviou um vídeo com belas palavras e respeitoso. lembrando que não costumamos repetir homenagens. todas elas são selecionadas e escolhidas por mérito, todas com justificativas expressivas, seja por conteúdo de vida ou profissional em segmentos diferentes, mais todas importantes para o desenvolvimento de alagoas e do brasil. devido aos decretos no período de mais de dois anos de pandemia, o prêmio mudou suas datas e meses de sua realização , próximo ano pretendemos fixar uma data tendo em vista o retorno das normalidades das coisas . este ano preparamos algumas boas novidades com muito carinho.
a valorização do artesanato no prêmio:
a contratação e valorização do artesão beto gomez do pontal da barra , por exemplo que confeccionará flores a base do nosso filé , entre outras novidades no tocante a decoração . falando em decoração também não poderíamos deixar de citar de aldo dá só festejos. a cobertura fotográfica digital de flavio cansanção do maceió 40 graus.
segue a lista das homenageadas em 2022:
o Dra. Samya Suruagy – Procuradora Geral do Estado.
o Dra. Cristhiane Bulhões – Prefeita de Santana do Ipanema
o Dra. Marina Thereza Dantas – Primeira Dama do Estado e Prefeita de Batalha
o Sra. Graça Dias – Pres. Da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas .
o Sra, Vanise Santos – Empresária (Aracaju) –SE
o Sra. Teca Nelma-Vereadora por Maceió
o Sra. Leilane Freitas – Primeira Dama e Secretária de Piranhas (AL)-
o Sra. Roseane Vasconcelos – Secretária de Educação de Estado.
o Dra. Fátima Borges – In Memoriam – Médica e Ex Deputada Estadual
o Sra, Silvia Régia – Empresária (Arapiraca)
o Sra. Neila Sabino - Amor 21 – Apoio A Crianças Síndrome de Down
o Sra. Daniella Miranda – Assessoria de Marketing da FIEA
o Dra. Caroline Balbino – Secretária de Desenvolvimentos e Turismo /AL
o Sra. Ana Maria de Vasconcelos Lima – Professora (Quebrangulo/AL)
o Sra. Morgana Tavares – Secretária Adjunta da Secretária de Esportes e Lazer
o Sra. Lara Amorim -Vice –Presidente do Sindvest/AL
o Sra. Ana Fontes – Empreendedora social (São Paulo)
o Sra. Yasmin Silveira – Lider Jovem do MDB de Alagoas,
o Sra. Natalia Lustuosa – Infleuenciadora digital – Brasília –DF
o Sra. Fabiola Marques Lima – Gestora -Delmiro Gouveia /AL
Sra Laryssa Neves – Delegada e Influencier (Brasília – DF)
Sra. Maria José Sarmento – Tia Zezé , Uma das maiores doceiras de Alagoas. ( Doce Mangabeiras)
Sra. Maria Aparecida – Vereadora de Satuba/AL
Sra. Maria José Viana – Educadora.
Sra. Maria Cândida - Administrativa Financeira.










