Candidatos de direita de outras coligações iniciam aproximação do bloco de Collor

18/08/2022 13:54 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Alguns candidatos a deputado federal que sempre militaram no campo da direita começam a se aproximar do senador e candidato ao governo do Estado de Alagoas, Fernando Collor de Mello (PTB) mesmo com seus partidos coligados a outras majoritárias. 

Isto porque Collor tem sido o único postulante ao Executivo que declara abertamente o apoio ao presidente da República. 

A leitura destes candidatos proporcionais, conforme informação de bastidores, é que a ausência de posição dos majoritários quanto a um apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) possa prejudicá-los, uma vez que, por serem alinhados à direita, sempre apoiaram o chefe do Executivo federal.

É evidente, portanto, que tais proporcionais também passam a ser cobrados por seus eleitores em virtude da polarização que também se reflete na disputa pelo governo do Estado.

Um deles já declarou o apoio abertamente a Collor. 

Josan Leite (Republicanos) – que já disputou o governo do Estado e a Prefeitura de Maceió, em eleições passadas – já gravou até vídeo ao lado de Fernando Collor de Mello, destacando que ele será o seu candidato ao governo estadual.

O Republicanos, partido no qual Josan Leite se encontra, é comandado em Alagoas por Arthur Albuquerque, filho do deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que é o vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD). 

Quem deve também se aproximar de Collor é o candidato a deputado federal Flávio Moreno (Progressistas). Na coligação da disputa pelo Executivo estadual, o Progressista se encontra junto ao União Brasil, que tem como candidato ao governo o senador Rodrigo Cunha, cuja vice é a deputada estadual Jó Pereira (PSDB). 

Em um evento de Fernando Collor de Mello, na cidade de Penedo, quem pegou “carona” foi um trio-elétrico com adesivos do também postulante a uma cadeira de deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil). Gaspar de Mendonça já deixou claro – em um evento – que apoia Rodrigo Cunha. Porém, o trio dele pegou carona entre bolsonaristas espalhando o jingle e tudo mais...

Um outro candidato de direita no pleito é o vereador por Maceió, Fábio Costa (Progressistas). Costa não hipotecou apoio a Collor. É aguardar para saber se essa movimentação ocorrerá. Em todo caso, o vereador tem buscado reafirmar sua identidade, inclusive o jingle de campanha de Costa é uma paródia de uma das músicas utilizadas na campanha de Jair Bolsonaro. 

É válido frisar que os candidatos aqui citados – em sua trajetória política, com mandato ou não – sempre se estiveram alinhados aos valores de uma direita, mas em função das conjunturas políticas viram seus partidos migrarem para outros grupos. Circunstâncias da política…

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..