Secretaria Municipal de Saúde mobiliza ações de incentivo a amamentação na capital

12/08/2022 10:13 - Maceió
Por Assessoria
Image

Maceió permanece intensificando as ações de aleitamento materno em toda a capital, em alusão a campanha do Agosto Dourado. Diversas Unidades de Saúde têm realizado ações para compartilhar informações, tirar dúvidas e gerar acolhimento para gestantes, mães, crianças e mulheres no período puerpério.

As ações, que acontecem nos oito Distritos Sanitários, têm trazido palestras, dinâmicas explicativas, rodas de conversas, de modo a promover a saúde da mulher, do bebê e troca de experiências. Além das intensificações dos atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos para as comunidades locais, à campanha tem mobilizado à doação de leite materno, disseminando informações sobre os benefícios do leite materno, como sendo o alimento mais nutritivo e que desperta maior conectividade entre mãe e filho. 

Foto: Equipe CER Pam Salgadinho

Foto: Equipe CER Pam Salgadinho

Uma dessas ações foi promovida na tarde de quinta-feira (11) pela Diretoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (DAPD) da SMS junto ao Programa de Atenção Integral da Saúde da Criança, em parceria com o  Gabinete da Mulher e com o Centro de Especializado em Reabilitação (CER) do PAM Salgadinho, que realizaram uma ação acolhedora com palestra sobre a importância do aleitamento materno, técnicas de amamentação voltadas para as mães de crianças com deficiência.

Na ocasião, foram compartilhados os benefícios do leite materno, do laço entre mãe e filho na amamentação, além de destacarem as dificuldades do ato de amamentar as crianças com deficiências. Segundo os profissionais de saúde que participaram da ação, a ausência do leite, ou a impossibilidade por questões de saúde da criança na amamentação pode ter um impacto negativo no emocional das mulheres. 

Profissionais que participaram da ação no CER Pam Salgadinho. Foto: Equipe CER Pam Salgadinho

“Muitas mulheres possuem dificuldades na amamentação, seja por ausência de leite materno, ou até mesmo ocasionada por um deficiência, com o Agosto Dourado, especificamente aqui no CER, é importante falarmos sobre o tema, acolher e orientar as mães da melhor forma, é uma questão de saúde pública” ressalta Marglene Oliveira, coordenadora do Programa de Atenção Integral da Saúde da Criança de Maceió.

"Uma das melhores formas de alimento além do leite materno é o amor e o laço afetivo, além do ambiente familiar harmônico em prol da saúde da mãe e do bebê, falamos sempre para as mães que o ato de “Amar mentar” colabora para evolução e desenvolvimento dos filho nos tratamentos e recuperação”,  enfatiza Rosário Vasconcellos, técnica do DAPD de Maceió.

Foram distribuídos presentes para as mães que participaram da ação, e oferecido um lanche coletivo. Após o evento foram intensificados os atendimentos pediátricos especializados em crianças com deficiência. 

UBS Tereza Barbosa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tereza Barbosa, localizada no Eustáquio Gomes, também promoveu rodas de conversas ministradas por profissionais da unidade, com  informações nutricionais, técnicas de amamentação com bonecos e próteses mamárias tendo por finalidade sanar as dificuldades e dúvidas que as gestantes possuem. 

Foto: Equipe UBS Tereza Barbosa

Foto: Equipe UBS Tereza Barbosa

“Fizemos orientações pediátricas que explicaram os benefícios do leite materno para o desenvolvimento da criança e teve profissional de ginecologia para tratar as questões do puerpério - período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais de antes da gestação”, destaca Michele Gama, gerente da UBS Tereza Barbosa. 

Momento contou com palestras, rodas de conversa e ações voltadas para o aleitamento materno. Foto: Equipe UBS Tereza Barbosa

A ação contou também com oferta de sessão de fotos (book fotográfico) com finalidade de despertar autoestima nas mulheres, pinturas artísticas na barriga das gestantes, presença dos pais para deixar claro a importância da participação paterna no processo gestacional, e de pré-natal. Houve também lanche coletivo, ofertas de presentes para as participantes e intensificação dos atendimentos clínicos para as usuárias.

Durante todo o mês, esses locais vão intensificar a campanha do Agosto Dourado, com atendimentos, palestras , acolhimento e buscas ativas nas unidades para motivar e informar à população local sobre a importância da amamentação.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..