Cai para 22 o número de casos suspeitos de varíola dos macacos monitorados em Alagoas

10/08/2022 19:15 - Saúde
Por Redação*
Image

Caiu para 22 o número de casos suspeitos de Monkeypox, conhecida como Varíola dos Macacos, que estão sendo monitorados em Alagoas. Ontem (09), segundo a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), haviam 24 casos em investigação. Já na atualização divulgada nesta quarta-feira (10), 27 casos foram notificados no estado, mas cinco já foram descartados, após exames laboratoriais, sendo um de Messias, um de Maceió, um da Barra de São Miguel e dois de Rio Largo.

Ainda segundo a Sesau, as vítimas com os casos suspeitos e notificados são 16 mulheres e 11 homens. Em relação aos 22 casos que seguem em investigação, as suspeitas de infecções pela Varíola dos Macacos, são: 11 de Maceió, um de Rio Largo, um de Ouro Branco, um de Penedo, um de Branquinha, um de Murici, um de Pariconha, dois de Batalha e três de Inhapi.

Em todos os casos, a Sesau aguarda os resultados dos exames de diagnóstico para divulgação, uma vez que são processados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Para isso, o material biológico é coletado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e encaminhado para a capital carioca, por meio de uma transportadora contratada pelo Ministério da Saúde (MS).

Os pacientes classificados como casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de origem. Conforme informações atualizadas, eles estão em isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

A Sesau destaca que o jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), que foi testado quando se encontrava em viagem a Alagoas e apresentou resultado positivo para a Monkeypox, conforme resultado apresentado pela Fiocruz, caracterizando um caso importado. Entretanto, já retornou para o Estado de origem e o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Alagoas já comunicou o caso às autoridades sanitárias do ES.

 

*Com Sesau

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..