Exposições celebram legado de Achiles Escobar e as memórias da infância de Persivaldo Figueirôa

09/08/2022 10:48 - Cultura
Por Assessoria
Image

Arte em dobro. As memórias da infância de Persivaldo Figueirôa na festa de São José em Vertentes, interior de Pernambuco, e o legado do artista visual Achiles Escobar estarão expostos na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro. A abertura de “Carrossel” e “Traje & Tória - Poesia da Cor” será realizada na terça-feira (9), a partir das 19h. As exposições ficam em cartaz até o dia 11 de setembro. A entrada é gratuita.

“Traje & Tória - Poesia da Cor” traz as obras de Achiles Escobar, morto em março deste ano, aos 55 anos de idade. A mostra vai reunir diversos trabalhos dele. Fantasias, esculturas na técnica de papel machê, colagens e os últimos trabalhos em pintura sobre tela e manequins. A exposição - agendada desde o início do ano - seria realizada pelo próprio Achiles. Chico Simas, Marta Arruda e Persivaldo Figueirôa, amigos mais próximos dele, tomaram a frente e decidiram fazer a curadoria. Eles decidiram manter as peças que seriam expostas e a mostra passou a ser em sua homenagem.

A exposição é um convite ao imaginário de Achiles Escobar. “Traje & Tória” é um passeio por telas, formas e cores. As obras mostram o seu talento para transformar material reciclável, como latinha, lacres e sacolas plásticas, em trajes belos. A mostra ocupará o mezanino da galeria que fica no andar de cima. Algumas das obras estão inacabadas - elas proporcionarão ao público a possibilidade de conhecer um pouco do processo criativo dele.

“Achiles Escobar era paranaense de Cambará. Escolheu e se tornou alagoano de coração e ofício através de sua arte e suas técnicas. Se fez professor de uma infinidade de novos artistas. No bairro de Jaraguá, aqui em Maceió, mantinha seu atelier e a loja ‘Calcanhar de Achiles’, por mais de três décadas, tornando o local ponto de visitação, onde também promoveu oficinas e cursos para jovens da comunidade”, relembra Persivaldo.

 

O Carrossel de Persivaldo Figueirôa

No térreo da Galeria, Persivaldo Figueirôa dará vida às memórias de infância. “Carrossel” fará um mergulho nas lembranças da Festa da Paróquia de São José das Vertentes. “É na festa e no parque de diversão que o carrossel de cavalinhos fez e faz parte desse universo. Era durante a festa de São José em Vertentes, no interior de Pernambuco, que toda uma geração viveu o que tínhamos de mais divertido”, relembra Persivaldo.A interação do público vai ser um diferencial.

Os visitantes poderão brincar com algumas obras que farão alusão à pescaria e cavalinhos tradicionais. Com a mostra, Persivaldo também vai homenagear dois amigos de vida e de arte: Achiles Escobar e Salles Tenório. “Telas, objetos, cavalinhos, biombo, brinquedo, enfim, a exposição ‘Carrossel’ comunga o lúdico e o reaproveitamento de materiais com a técnica da papietagem, que desenvolvi com o próprio Achiles, nas peças criadas para esta mostra”, explica Persivaldo Figueirôa.

A Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h; e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Agendamento de escolas e instituições sociais: (82) 98884-6885 ou pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com.

 

Serviço

Exposições “Carrossel” e “Traje & Tória - Poesia da Cor”

Data: abertura na terça-feira (9), às 19h

Local: Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Endereço: R. Barão de Maceió, s/n - Centro, Maceió

Entrada gratuita

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..