Pesquisa exclusiva da Fundepes aponta intenções de votos para Governo de Alagoas e Senado; confira os números

08/08/2022 06:27 - Política
Por Alícia Flores
Image

Divulgada com exclusividade pelo CadaMinuto, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) realizou uma pesquisa com 1.311 alagoanos sobre as eleições para o Governo do Estado e o Senado.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo AL-03852/2022 e tem margem de erro máximo estimada de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 97%.

Em um cenário estimulado, quando perguntados “Se a eleição para governador de Alagoas fosse hoje, em quem votaria?”, Paulo Dantas (MDB) aparece na frente como preferência de 29,9% dos entrevistados. Em seguida, vêm Fernando Collor (PTB), com 20,3%, Rodrigo Cunha (UB) com 13,5% e Rui Palmeira (PSD) com 7,2%.

4,7% dos entrevistados disseram que não iriam votar, 7,5% votariam em branco ou nulo e 16,9% não souberam responder.

Numa projeção de segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor, 40,2% dos entrevistados votariam em Dantas, enquanto outros 26,08% votariam em Collor. 9,49% não iriam votar, 10,38% votariam em branco ou nulo e 13,86% não souberam ou preferiram não responder.

Caso o segundo turno fosse entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha, o atual governador também apresentou vantagem nas intenções de voto. Enquanto Cunha pontuou 22,05%, Dantas aparece como 44,51% das respostas. Nesse cenário, 3,48% não iriam votar, 12,90% votariam branco ou nulo e 17,06% não souberam responder.

Entre Paulo Dantas e Rui Palmeira, 45,29% dos entrevistados responderam que, entre os dois, votariam em Dantas, enquanto Rui apareceu com 18,03% das intenções de voto. 7,45% não iriam votar, 9,43% votariam em branco ou nulo e 19,81% não souberam responder.

Já no cenário entre Fernando Collor e Rodrigo Cunha, a diferença percentual entre os dois candidatos é menor. Collor aparece na frente, como preferência de 36,04% dos entrevistados, e Rodrigo Cunha aparece com 30,03% das respostas. 6,76% disseram que não iriam votar, 12,63% votariam em branco ou nulo e 14,54% não souberam responder.

 

Senado

A pesquisa Fundepes também perguntou aos alagoanos em quem votariam nas eleições para o Senado Federal. Na frente, aparece Renan Filho (MDB), com 56,25% das intenções de voto, seguido por Davi Davino Filho (Progressistas), com 18,5%, e Mário Agra, com 1,91%.

9,76% disseram que não iriam votar, 2,53% votariam em branco ou nulo e 11,06% não souberam responder.

O presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley, destaca que a pesquisa traz a consolidação de Paulo Dantas na disputa ao Governo, mas que o ex-Presidente Collor também se apresenta “muito robusto” na disputa.

Para ele, o quadro político apresentado na pesquisa sugere a polarização e ressalta: “É importante a previsão de pelo menos mais duas pesquisas antes do primeiro turno para gerar a série histórica”.

 

Sobre a Fundepes

A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) foi criada em 20 de dezembro de 1978 com a finalidade de incentivar e apoiar a pesquisa científica, extensão e cultura em geral, tendo como outorgantes a Universidade Federal de Alagoas, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Federação da Agricultura do Estado de Alagoas, Federação do Comércio do Estado de Alagoas. 

A Fundação tem se notabilizado, sobretudo, pelo gerenciamento administrativo e financeiro de projetos de pesquisa. A expertise proporcionada pelo planejamento, execução e acompanhamento de mais de mil projetos resultou no desenvolvimento de metodologia própria na gestão técnica e administrativo-financeira de bens e serviços. 

Para atender a demanda de gerenciamento de projetos, a fundação dispõe de profissionais especializados na elaboração, análise, submissão e formalização, além da execução administrativa-financeira de projetos englobando a aquisição de bens e contratação de serviços de terceiros, importações, realização de processos administrativos, licitações, contratação de pessoal, bolsistas e estagiários. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..