“Nem toda contratação por PJ é lícita”, explica advogada alagoana

08/08/2022 10:06 - Justiça
Por Assessoria
Image

Você já deve ter ouvido o termo pejotização. Mas sabe o que isso significa? O termo surgiu da denominação Pessoa Jurídica e serve para descrever o ato de manter empregados através da criação de empresa pelos contratados.

No entanto, a advogada trabalhista e especialista em Direito Empresarial, Sibelle Bastos, explica que nem toda contratação por PJ é lícita. 

“É necessário que as empresas tenham cuidado com a ideia de que toda e qualquer contratação com PJ é lícita, pois a depender da dinâmica da prestação de serviço pode ser que se enquadre numa contratação trabalhista simulada”, explica a advogada. 

Sibelle Bastos reforça que para que haja pejotização sem que seja alegado vínculo empregatício, é necessário que se tenha uma parceria e que o contrato entre elas deve especificar os serviços a serem prestados, as obrigações da empresa e os deveres do prestador.

“Esse vínculo dá liberdade para o profissional, que pode montar seus horários e realizar o trabalho de maneira não-eventual, mediante remuneração proporcional. A prática é legal, amparada por lei é benéfica para o negócio e o  profissional autônomo”, afirma.

A advogada também pontua que a terceirização é diferente da pejotização. “Na terceirização, a empresa busca outra que ofereça mão-de-obra. Os empregados são contratados da empresa terceirizada”.

E enfatiza os cuidados que uma empresa precisa ter ao terceirizar os serviços. 

“Um dos primeiros cuidados que se deve ter na contratação é escolher o profissional ou equipe qualificada para o desenvolvimento do serviço. Uma sugestão é procurar referências de empresas que já tenham contratado o serviço. Outro ponto é que se dê preferência a empresas transparentes, empresas cujas finanças e os procedimentos internos sejam claros e bem explícitos”, explica.

A advogada também diz que recomenda ao empresariado que antes de iniciar este tipo de contrato, procure um profissional especializado para que se tire as dúvidas que porventura possam existir.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..