Chuvas: Defesa Civil Nacional decreta situação de emergência em São Sebastião

08/08/2022 15:28 - Geral
Por Redação*
Image

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência no município de São Sebastião, em Alagoas. Mais cinco cidades do Brasil que foram atingidas por desastres naturais também entraram na lista de emergência. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (8). Confira neste link 

No Rio Grande do Sul, Cerro Grande enfrentou enxurradas e Rio dos Índios registrou chuva de granizo.

Salgado de São Félix, na Paraíba, teve a situação de emergência reconhecida devido a alagamentos.

Por fim, a cidade de Franciscópolis, em Minas Gerais, passa por um período de seca. 

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

*Com assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..