O que se sabe sobre a vacinação contra a varíola dos macacos no Brasil

07/08/2022 14:00 - Brasil/Mundo
Por Metrópoles
Image

O Brasil deve receber as primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) nas próximas semanas. O país conseguiu 50 mil doses em uma remessa destinada aos países das Américas intermediada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O lote será suficiente para imunizar cerca de 25 mil pessoas, pois o esquema vacinal é de duas doses com intervalo de cerca de 30 dias entre elas.

O Ministério da Saúde ainda não definiu a data de início da vacinação no país, nem o público-alvo que receberá os imunizantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou a doença como emergência de saúde pública global em 23 de julho, não recomenda a vacinação em massa da população neste momento.

Países que já iniciaram a campanha de vacinação contra à varíola dos macacos, como o Reino Unido, elegeram como prioritários os profissionais de saúde que estão lidando com os pacientes diagnosticados, os homens que fazem sexo com homens com alto risco de exposição ao vírus e as pessoas que tiveram contato próximo com um paciente infectado.

A vacinação contra a varíola dos macacos é uma estratégia indicada tanto para a prevenção como para a profilaxia pós-exposição. Isso significa que ela funciona para ensinar o corpo a combater o vírus antes de uma infecção e também ajuda na formação de defesas após a exposição ao vírus.

Vacinas disponíveis

Atualmente existem duas vacinas em uso contra a varíola dos macacos no mundo: a Jynneos, fabricada pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, e a ACAM2000, fabricada pela francesa Sanofi.

Embora o Ministério da Saúde não confirme qual imunizante será aplicado no Brasil, é provável que seja a Jynneos, também conhecida como Imvamune ou Imvanex, por ser a única reconhecida pela OMS.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..