Varíola dos Macacos: saiba como acontece a transmissão, quais os sintomas e as formas de prevenção

06/08/2022 09:36 - Saúde
Por Assessoria/SMS
Image

Causada por um vírus chamado Monkeypox, a Varíola dos Macacos é considerada uma zoonose - doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos. Observando o avanço da doença no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió faz um alerta à população para os cuidados contra o vírus.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Maceió, até o dia 30 de julho de 2022, dois casos suspeitos de Monkeypox foram confirmados na capital alagoana. Segundo o CIEVS, os pacientes não necessitaram de internação hospitalar. Contudo, permanecem em investigação e isolamento domiciliar, aguardando confirmação laboratorial e sendo monitorados pelas equipes do CIEVS e da Vigilância Epidemiológica do Município.

Para esclarecer dúvidas sobre a doença (transmissão, sintomas, tratamento e prevenção), o médico infectologista do PAM Salgadinho, Renee Oliveira, ao falar com a Ascom SMS, traz explicações à população. Veja os principais trechos da entrevista.

Médico infectologista do PAM Salgadinho, Renee Oliveira. Foto: Ascom SMS

Médico infectologista do PAM Salgadinho, Renee Oliveira. Foto: Ascom SMS

Ascom SMS - O que é a Varíola dos Macacos?

Renee Oliveira - A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus “Monkeypox”, pertencente à mesma família do vírus que causava a varíola - uma doença que foi extinta na década de 80. É uma doença que pode infectar tanto seres humanos quanto animais, ou seja, ela é uma zoonose.

Ascom SMS - Como acontece a transmissão?

Renee Oliveira - Inicialmente, a transmissão na África ocorria por meio do contato das lesões ou secreções humanas com o animal infectado. Atualmente, a transmissão ocorre de forma diferente, principalmente pelo contato pessoal e direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. Gestantes também podem transmitir a doença para o bebê através da placenta.

Ascom SMS - Quais são os sintomas?

Renee Oliveira - O período de incubação do vírus se dá por volta de 7 a 21 dias. Após esse período, o paciente apresenta febre alta, mialgia, fadiga, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas e aumento dos glânglios linfáticos (uma caraterística da monkeypox que vai diferenciar de outras doenças, a exemplo da catapora). Uns dois ou três dias após o quadro febril, inicia o aparecimento das erupções (bolhas) na pele.

Ascom SMS - Qualquer pessoa pode ser acometida com a doença ou há um “perfil de infectados”?

Renee Oliveira - Qualquer pessoa pode pegar a doença, basta apenas fazer o contato com pessoas infectadas pela enfermidade.

Ascom SMS - Onde e quando procurar atendimento médico?

Renee Oliveira - A porta de entrada inicial para um pessoa infectada com monkeypox são as Unidades Básicas de Saúde, pois, na maioria das vezes, são quadros leves. Ao surgir os sintomas, o paciente precisa buscar o atendimento médico e realizar o isolamento, pois a transmissão acontece, predominantemente, pelo contato físico e secreções respiratórias.

Ascom SMS - Como é feito o tratamento da doença?

Renee Oliveira - O tratamento da varíola dos macacos é baseado no controle dos sintomas que o paciente apresenta. No caso das lesões, o paciente pode apresentar dor. Logo, é necessário tratar essas lesões para evitar infecções secundárias. Grupos específicos como idosos, crianças e pessoas imunocomprometidas podem encaminhar os sintomas para um agravamento da doença, havendo a possibilidade de ir à óbito, por isso é necessário um tratamento diferenciado para esse público.

Ascom SMS - Quais as medidas de prevenção contra a Varíola dos Macacos?

Renee Oliveira - Para prevenir a doença, é importante fazer o uso de máscara porque o contágio também se dá pelas gotículas das vias respiratórias. Também é necessário evitar lugares fechados, evitar contato físico por meio de relação sexual, beijos e abraços com pessoas que tenham lesões na pele, ou até tocar em feridas. Higienizar bem as mãos diariamente e também ao ter contato direto com objetos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..