Por que ignorar as atualizações do Windows pode ser perigoso?

05/08/2022 11:22 - Artigos
Por redação
Image

 

As atualizações dos sistemas operacionais (em particular de computadores Windows) têm a má fama de causar vários inconvenientes aos usuários. Entre travamentos e problemas de compatibilidade, parece que os pacotes de melhorias sempre trazem consigo um revés desagradável.

Nos últimos dois updates do Windows, por exemplo, os usuários se depararam com defeitos de conectividadeficando impossibilitados de usar redes móveis ou Wi-Fi, e com loops irritantes de reinicialização, seguidos de vários erros de código e muita dor de cabeça.

Esses episódios repetidos, por óbvio, levam as pessoas a criar um sentimento de aversão a esses processos, e a tentação de ignorar todas as novas ofertas de atualização do Windows se torna quase insuperável. Isso, contudo, é um erro terrível.

Embora seja fato que essas dificuldades técnicas ocorram com frequência e sejam um grande aborrecimento, as atualizações do sistema são de extrema importância em termos de segurança e deixá-las de lado pode ocasionar sérias complicações.

O motivo é que esses novos patches de segurança são lançados justamente para corrigir vulnerabilidades do sistema ou para incrementar a sua defesa contra as ameaças mais recentes. Caso o usuário ignore esses pacotes, seu dispositivo estará suscetível a riscos evitáveis – o que pode incluir desde infecções por malware até graves violações pelas mãos de hackers.

 

Segurança para além das atualizações

 

Manter seus dispositivos sempre atualizados, como mencionado, é essencial para ter os últimos mecanismos de proteção fornecidos pela empresa do seu sistema operacional. Mas, apesar de esse ser um passo indispensável, ter apenas isso não é o suficiente para garantir a melhor experiência de segurança em seus aparelhos. 

Para um nível maior de defesa, o usuário deve empregar tanto ferramentas adicionais de cibersegurança como também estratégias comportamentais. Abaixo estão as principais sugestões.

 

1) Instalar uma VPN

 

As VPNs são programas incríveis que conseguem criar um manto de criptografia ao redor da conexão de seus usuários, impedindo assim que as pessoas de fora da rede consigam ver suas atividades ou dados online.

Com uma VPN grátis para PC, portanto, os internautas podem acessar a web (inclusive por meio de conexões Wi-Fi públicas) sem precisar se preocupar se estão sendo espionados ou se as informações trocadas pela rede serão interceptadas. Afinal, todo o seu tráfego estará protegido pela criptografia da VPN.

 

2) Manter um bom antimalware

 

Os aplicativos antimalware são excelentes ferramentas para evitar que arquivos ou páginas maliciosas contaminem seus dispositivos e comprometam seus sistemas e documentos. É a escolha ideal para quem deseja uma experiência segura e privada a todo momento.

Ao usar um antimalware de boa reputação, o usuário consegue não apenas eliminar ameaças vindas de downloads suspeitos, como também fazer um controle ao vivo de todos os potenciais riscos oferecidos pela web, com uma resposta rápida e eficiente contra infecções variadas.

 

3) Saber identificar mensagens de phishing

 

Uma das fontes mais comuns de problemas cibernéticos, os e-mails de phishing inundam a internet com mensagens fajutas e más intenções. Caracterizados por simularem e-mails legítimos e induzirem os usuários a baixar arquivos infectados ou fornecer dados confidenciais, os golpes de phishing, em geral, podem ser facilmente identificados.

Erros de grafia, endereços de e-mails suspeitos e promessas (ou ameaças) absurdas são alguns dos pontos comuns de todas as tentativas de phishing, cujo principal objetivo é enganar a vítima e levá-la a tomar atitudes arriscadas. 

 

4) Usar senhas únicas e complexas – em todas as contas

 

Usar sempre a mesma senha para diversas contas é um erro fatal que pode custar muito caro aos usuários. Para entender o porquê disso, basta imaginar que uma única conta violada em um vazamento é suficiente para que, num efeito dominó perverso, todas as outras estejam automaticamente comprometidas.

Por isso, especialistas em segurança cibernética não se cansam de ressaltar a importância de se utilizar uma combinação única e forte para cada credencial na internet, evitando datas de aniversário, nomes ou sequências lógicas.

 

5) Empregar a autenticação multifatorial

 

A autenticação multifatorial é outro recurso útil capaz de garantir mais segurança às contas online. Ela funciona ao exigir do usuário uma segunda etapa de verificação, além das credenciais usuais.

Para contas que possuam informações sensíveis e pessoais (como e-mails), portanto, seu uso é recomendável.

Em resumo, aos usuários preocupados com sua segurança, a combinação das sugestões acima com a atualização regular do Windows garantirá a melhor experiência possível.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..