Redução no número de mamografias em Maceió acende alerta para importância de diagnóstico precoce

31/07/2022 08:01 - Especiais
Por Maria Luiza Lúcio e Rebecca Moura*
Image

Ao contrário da média geral do país, Maceió registrou uma redução no número de exames de mamografia realizados em 2021, quando comparado a 2007. Os dados são da pesquisa Vigitel Brasil- Prevenção do Câncer Feminino, que mostra uma evolução anual dos indicadores de rastreamento do câncer feminino, especialmente o câncer de colo e mama.

De acordo com a pesquisa, a frequência de mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade que realizaram mamografia nos últimos dois anos se manteve estável no período entre 2007 e 2021, variando de 71,1%, em 2007, a 72,8% em 2021.

Já em 2021, Maceió registrou redução no número de exames quando comparado a 2007. Os dados revelam que a capital alagoana diminuiu de 71,2%, em 2007, para 66,8%, em 2021.

Em relação à realização de Papanicolau para prevenção de câncer de colo do útero, a frequência de mulheres brasileiras entre 25 e 64 anos de idade que afirmaram ter realizado o exame em algum momento variou de 87,1%, em 2007, para 85,2% em 2021.

Diagnóstico precoce

Ao Cada Minuto, a médica oncologista Patrícia Amorim, avalia com preocupação a diminuição de exames de mamografia em Maceió e destaca a importância da descoberta precoce.  

Foto: CEONC

“É preocupante porque teremos menos chances de detectarmos tumores menores e fazer tratamentos menos mutiladores e mais curativos. Detecção precoce é importante”, explica.

De acordo com a oncologista, a realização dos exames de mamografia é fundamental para a detecção precoce da doença. Ela pontua que com o diagnóstico precoce, as cirurgias se tornam menos invasivas, facilitando a recuperação e atividades do cotidiano.

“O diagnóstico é importante para diagnosticar tumores cada vez menores e com isso cirurgias menores, Assim, a paciente mulher volta à vida e às atividades domésticas e de trabalho fora do lar mais rápido e com menos sequelas”, conta a oncologista.

Orientações

Amorim pontua que de acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fenama), a mamografia deve ser iniciada aos 40 anos, em idade menor, se apresentar algum sintoma. Já no Ministério da Saúde do Brasil, a recomendação é entre 50 e 60 anos.

A oncologista informa que existe uma lista de  orientações que as mulheres podem realizar para prevenir o Câncer da Mama, são elas: praticar atividades físicas regulares; ter uma alimentação saudável e equilibrada pobre em gorduras e açúcares, sem adição de hormônios; reduzir o estresse do dia a dia; fazer o autoexame das mamas e fazer exames de mamografia regularmente após os 40 anos ou antes se detectar algum nódulo; evitar cigarros e outros tipos de fumo; evitar bebidas alcoólicas; amamentar sempre que possível; ter cuidado com a reposição hormonal.

Mulheres afirmam realizar exame como rotina

A empresária Taiz Pugedo, afirma que começou a fazer o exame de mamografia aos 40 anos e, desde então, realiza a cada dois anos.

Taiz Pugedo. Foto: Cedido

Ela explica que começou a fazer como exame de rotina a partir dos 40 anos, mas depois como forma de acompanhar um nódulo benigno descoberto três anos depois do início da realização da mamografia.

Taiz acredita que o exame é muito importante para as mulheres, por ser um modo de prevenir ou diagnosticar de forma precoce doenças na mama. "Como qualquer doença, o diagnóstico precoce ajuda muito no tratamento e prefiro prevenir".

Já a enfermeira Mariana Berg, conta que iniciou a realização do exame a partir dos 40 anos, devido ao histórico de câncer na família. A partir daí, ela faz mamografia todos os anos.

Mariana Berg. Foto: Cedido

Para a profissional, o exame é muito importante para as mulheres. "Pois a sua realização permite a descoberta precoce do câncer de mama e com isso a chance de cura ser muito maior", comenta.

Prefeitura incentiva realização da mamografia

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) afirma ter percebido a redução apontada na pesquisa, principalmente nos anos de 2020 e 2021, devido a pandemia da Covid-19.

"Para convocar essas mulheres, Maceió realiza todos os anos a campanha do Outubro Rosa, buscando intensificar a prevenção ao câncer de mama, chamando as mulheres para realizar o exame e falar sobre a importância da prevenção, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade", diz trecho da nota enviada.

A Secretaria ressalta que além dessas medidas, as Unidades Básicas de Saúde também realizam ações contínuas junto aos usuários, como palestras em salas de espera e conscientização sobre a importância do exame.

*Estagiárias sob supervisão da Editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..