Três cães encontrados em situação de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Militar, no município de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas. O tutor dos animais foi preso em flagrante, mas foi liberado nesta terça-feira (26).

Os cães, dois Rottweiler e um Pitbull, foram resgatados na segunda-feira (25), por equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) e do Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA), do referido município.

A polícia informou que os animais foram encontrados em estado, caquético, com os ossos aparentes. Um dos cachorros estava com um quadro de anemia. Moradores da região relataram que os cães não tinham acesso à ração, mas a polícia encontrou alimento no local.

Ainda segundo os vizinhos da casa em que os animais estavam, alguns moradores levavam pães e biscoitos para alimentar os cachorros, que tinham entre 5 meses a 1 ano.

Após o resgates, os cães foram levados para uma clínica veterinária, onde os médicos constataram que eles estavam passando fome. Eles seguem em observação.

O tutor dos animais foi preso, mas foi liberado e vai responder em liberdade. Ele também deverá cumprir medidas cautelares.

Conforme a nova lei, sancionada recentemente pelo governo federal, maltratar animal é crime, com pena de dois  cinco anos de reclusão, além de multa e proibição do agressor ser tutor de animais.