Maceió quer selo de cidade criativa da Unesco na área gastronômica

21/07/2022 19:50 - Tudo Viagem Alagoas
Por redação
Image

A prefeitura do principal município alagoano, Maceió, está desenvolvendo um projeto para que a cidade seja referência em gastronomia. Em busca do título de cidade criativa pela Unesco, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, (Semtel), de Maceió, criou um Conselho Gestor. O intuito é trocar experiências, discutir o plano de trabalho e propor ações.

Além da Semtel, profissionais de outras instituições estão trabalhando nesta ideia. A representante do Ministério do Turismo (Mtur), e professora de gastronomia do IFB (Instituto Federal de Brasília), Ana Paula Jacques e representantes do trade turístico.

A agenda de ações está acontecendo desde o início de julho. Nos últimos dias, o conselho realizou um encontro com chefs da capital, no restaurante Divina Gula, situado na Jatiúca. Outro destaque local, a feira orgânica no restaurante São Orégano, em Ipioca, recebeu convidados para experiências gastronômicas.

“Para que Maceió, receba o título de cidade criativa do programa da UNESCO é necessário cumprir diversos requisitos. Escolhemos a gastronomia pois é uma vocação natural do destino. Temos uma longa caminhada até 2023, e queremos fortalecer ainda mais esse segmento que gera milhares de empregos na capital, todos os anos”, pontuou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão.

A UNESCO criou em 2004, a Rede de Cidades Criativas para promover a cooperação entre municípios que identificam a cultura e a criatividade como fatores estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável. Para se tornar membro da rede, as cidades precisam enviar uma inscrição ligada a uma das sete categorias (artesanato e folclore, mídia, cinema, design, gastronomia, literatura e música). Cada cidade deve apresentar um plano de ação com projetos, iniciativas ou políticas ligadas aos seus objetivos, que serão executadas nos quatro anos seguintes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..