Jó Pereira: “Alagoas vem jogando fora o dinheiro que o governo federal manda”

20/07/2022 13:05 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Em uma entrevista em uma das rádios do interior de Alagoas, na cidade de Água Branca, a deputada estadual Jó Pereira (PSDB), voltou a fazer críticas ao governo do Estado. 

 

Porém, desta vez, com um diferencial: Pereira destacou o envio de recursos federais para Alagoas e frisou, ainda que com outras palavras, que o embate ideológico entre o grupo político que comanda o Executivo atualmente e o governo federal tem prejudicado o Estado, que ao invés de utilizar recursos enviados acaba devolvendo verbas. 

 

O detalhe é que essa fala vem de uma deputada estadual que, reconhecidamente, é alinhada às pautas progressistas das quais a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) é contra. 

 

Evidentemente que há cores políticas nas críticas, uma vez que Jó Pereira é o nome cotado para ser a vice do senador e pré-candidato ao governo Rodrigo Cunha (União Brasil). 

 

Todavia, é necessário reconhecer que mesmo quando Jó Pereira estava no MDB, ela já era uma ferrenha crítica da gestão emedebista do ex-governador Renan Filho. Fora do ninho emedebista, a deputada estadual agora se encontra mais “livre” para fazer a oposição que já fazia. Inclusive, muitos dos pontos que ela ataca foram detalhados por ela, ao longo do mandato, na Casa de Tavares Bastos.

 

Agora, repito: a força das palavras nos tempos atuais ganha as cores de uma eleição, mas isso não quer dizer que elas não contenham assuntos que merecem atenção e respostas por parte do governo de plantão em Alagoas. 

 

Em um grupo político liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), Pereira alinha pontos centrais de seu grupo e os acrescenta a um discurso que já possuía, sendo mais incisiva, inclusive, ao defender a atuação da Codevasf, órgão federal que é comandado por seu irmão: o ex-deputado estadual Joãozinho Pereira. 

 

Nada é por acaso, óbvio!

 

Eis a fala de Jó Pereira: “Alagoas não tem preço. Alagoanos e alagoanas não têm preço. Alagoas é uma terra livre. Alagoas é uma terra independente. O nosso povo é um povo de fé, corajoso, trabalhador e um povo que merece muito mais”. 

 

Por estar em Água Branca, a parlamentar destaca o trabalho da Codevasf: “É recurso federal, que vem através da Codevasf, com equipamentos agrícolas, com pequenas adutoras ao longo do Canal do Sertão, levando água para as comunidades rurais. Então, para você ver a importância do recurso federal em uma região, em um Estado, e Alagoas vem, ao longo dos últimos anos, jogando fora o dinheiro que o governo federal manda. Fazer em Alagoas sem o dinheiro do governo federal é um desrespeito ao povo alagoano, ao contribuinte alagoano”.

 

Segundo Jó Pereira, pela birra política, o ex-governador Renan Filho e o atual “governador-tampão Paulo Dantas” – ambos do MDB – “estão jogando fora qualquer recurso federal que entra. A maioria deles é devolvida, não é utilizada para mudar e transformar a vida das pessoas”.

 

Pronto, Jó Pereira deu aos rivais a oportunidade de chamá-la de “bolsonarista”, ainda que tenha uma agenda ideológica – no campo dos costumes – totalmente diferente da defendida por Bolsonaro. Mas é que rótulos em política são mantras para desqualificar críticas...

 

Resta ao governo responder a crítica: Afinal, as verbas federais que chegam a Alagoas estão sendo desprezadas por picuinhas políticas? Isto é grave, independente de quem tenha dito.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..