Quem será o próximo a desistir do pleito de 2022?

18/07/2022 20:05 - Marcelo Bastos
Por Marcelo Bastos
Image

Com a aproximação das convenções partidárias, o sinal vermelho foi ligado e a desistência de alguns pré-candidatos para a disputa do pleito de 2022 está na ordem do dia. Vale ressaltar que esse fato poderá levar os partidos a não conquistarem o quociente eleitoral necessário para que venham a  lograr êxito no pleito.

Sergio Toledo, com quatro mandatos de deputado estadual e um de federal, foi o primeiro a desistir da candidatura, por problemas familiares. Sua performance nas eleições de 2018, quando conquistou 98.201 votos para deputado federal, o qualificaria para ser o principal nome da Federação Partidária(PT/PV/PC do B), o que viria a garantir, no mínimo, uma vaga das nove em disputa para a câmara federal. Sua desistência compromete a Federação Partidária(PT/PV/PC do B) em não atingir o quociente eleitoral e caso isso aconteça, só restará a esses partidos coligados as sobras de vagas para a tentativa de êxito no pleito.

Do mesmo modo, Jairzinho Lira, ex-prefeito de Lagoa da Canoa e com dois mandatos de deputado estadual, também desistiu da sua candidatura à reeleição para a assembleia legislativa. A perda do domínio que exercia sobre as prefeituras de Lagoa da Canoa e de Feira Grande, além da possibilidade de problemas jurídicos e a dificuldade do seu partido, PSD, em montar uma chapa competitiva, foram fatores que determinaram a sua desistência.

Assim, o prefeito JHC, que é presidente regional do PSB, foi pressionado pela direção nacional do partido para montar uma chapa para deputado federal e, correndo o risco de perder o controle do partido aqui Alagoas, encontrou como saída para essa situação, lançar seu irmão, Dr. JAC, que estava cotado a deputado estadual, como candidato à câmara federal. Tal  fato inviabilizou a candidatura do seu pai,João Caldas, que seria pré- candidato a deputado federal pelo União Brasil. Com a desistência de JC, que era um dos mais cotados para a conquista de uma vaga para a câmara federal, haverá dificuldades para que o seu partido, União Brasil, em garantir duas vagas das nove em disputa.

Por tudo isso, com o fim das coligações, o pleito de 2022 será uma das eleições das mais difíceis e , dessa maneira, só estarão na zona de conforto para conquistar uma vaga no parlamento os candidatos que apresentarem densidade eleitoral consistente.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..