Pré-campanha de Cunha traça estratégia para “explorar” mais a imagem de Jó Pereira

13/07/2022 13:20 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
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Passada a crise vivenciada com o PSDB e firmada a aliança entre o “ninho tucano” e o União Brasil, a equipe de pré-campanha ao governo de Alagoas do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) começa a intensificar a associação do pré-candidato à imagem da sua vice: a deputada estadual Jó Pereira (PSDB). 

 

Na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Jó Pereira conseguiu destaque por méritos próprios. Mesmo no MDB, a parlamentar – que agora integra o “ninho tucano” – sempre teve uma postura crítica à gestão do ex-governador Renan Filho. 

 

Logo, não se pode acusar Jó de ser uma ex-emedebista, mesmo ela tendo sido. Além disso, há diversas pautas identitárias, progressistas e até mesmo denúncias contra o Executivo que Pereira abraçou e abraça em sua atuação no Legislativo. É possível discordar dela, mas jamais afirmar que ela não tem um trabalho constante e sistemático em função daquilo que ela acredita. Jó Pereira nunca sumiu no parlamento em que ocupou cadeira. 

 

Trazer tudo isso para a pré-campanha e valorizar Jó Pereira para buscar um efeito positivo junto ao eleitorado, depois que o senador Rodrigo Cunha caiu posições nas pesquisas eleitorais, é uma estratégia a ser adotada, ainda mais diante do fato de Jó Pereira estar sendo extremamente proativa nos bastidores políticos, sobretudo nas conversas com prefeitos e lideranças do interior do Estado. 

 

Se Jó Pereira tiver mais protagonismo, Cunha lucra. Anotem!

 

Nos bastidores, Jó Pereira preenche uma lacuna deixada por Rodrigo Cunha. Nos holofotes, ela consegue ser mais objetiva em relação ao que defende, podendo o eleitor concordar ou não com ela. Não por acaso, antes das pré-campanhas se definirem, Jó Pereira era cotada para ser candidata ao governo estadual  e já foi elencada até como “a vice dos sonhos”. 

 

A mais recente peça publicitária de Rodrigo Cunha vai nesse sentido: mostrar a parceria firmada e explorar feitos de Pereira no parlamento que coadunem com a pauta em evidência; que, no caso em tela, foi a temática da violência sexual contra as mulheres, diante dos recentes casos divulgados pela mídia. 

 

O vídeo produzido pela pré-campanha de Cunha focou na construção de Núcleos de proteção e de maior fiscalização da violência contra a mulher, além da aplicação de uma lei de autoria de Jó Pereira junto aos cartórios de registro civil do Estado, que obriga as maternidades a informarem o nascimento de crianças filhas de menores de 14 anos. De acordo com Jó Pereira, apesar de lei, o Estado é falho nesse ponto. 

 

A ideia da pré-campanha de Cunha é acertada, pois mostra um serviço prestado em cima de uma pauta que se encontra evidenciada pela discussão midiática de momento. Isso mostra que o candidato já pensou naquele assunto e agia antes de todo mundo. Conquistar o imaginário do eleitor faz parte da disputa política.

 

Todavia, não pode ser algo isolado e fora de um projeto, muito menos apenas a exploração midiática momentânea na busca por reverter o retrato trazido pelas pesquisas.

 

No caso de Jó Pereira, é visível as bandeiras de seu mandato e o destaque natural que isso gerou. No caso de Cunha, é válido lembrar que o seu próprio marketing se viu obrigado a fazer uma peça publicitária que explicava a razão pela qual ele não estava “sumido”. É só pesquisar nas redes dele e o internauta achará...

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