Escritora alagoana lança livro infantil com perfil pedagógico para salvar rios naturais

23/06/2022 19:07 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Consegue se imaginar nadando ou pescando no famoso Riacho do Salgadinho em Maceió, capital de Alagoas? Ou tomar banho no rio Capibaribe no Recife? Quem sabe até nadar no famoso rio Tietê, em São Paulo? É necessário mudar essa paisagem e devolver ao rio a sua vitalidade e seu encontro com o mar sem degradar ainda mais a natureza. Mas, como tudo isso é possível? 

A consultora e escritora Neide Gomes Barros, acredita que é possível e afirma: “a prática de Educação Ambiental e o compromisso da sociedade juntamente com o poder público e, demais instituições podem mudar esta realidade e garantir a preservação dessa fonte inesgotável de riquezas. Implantar por exemplo, um  sistema de coleta e tratamento dos esgotos domiciliares e industriais é indispensável, para que depois de utilizada, a água retorne limpa para a natureza.

Ela lança no dia 02 de julho o livro “Era uma vez um Rio” – (Editora CAB). Trata-se de um livro infantil que promete levar crianças e adultos a uma reflexão sobre o nosso compromisso com a preservação ambiental.

Neide Gomes Barros nasceu em Tanque d’Arca, cidade do interior de Alagoas. O rio sempre esteve presente na sua infância, a poucos metros da sua casa. Sua memória afetiva guarda vários rios, dentre eles o rio São Miguel, que nasce no município de Mar Vermelho, e passa por Tanque d’Arca. Ainda criança Neide morou em Dom Basílio, interior da Bahia. Lá ela encontrou o rio de Contas. Autora dos livros infantis A menina que sonhava voar, O segredo do mar e Olho da Coruja. Em 2018 foi publicado seu primeiro romance. Formada em Serviço Social, especialista e mestra em Gestão Empresarial. Tem seu olhar voltado para o desenvolvimento de pessoas. Busca por meio de a literatura criar condições para que o ser humano manifeste seu melhor. 

O livro conta com as ilustrações de Pedro Lucena (foto acima) que é artista visual e autodidata. Ele vive e trabalha em Maceió, Alagoas. Já ilustrou diversos livros infanto-juvenis. Parte de sua infância passou em uma cidade do interior chamada Rio Largo, banhada pelo rio Mundaú. Sua mãe lhe contava que as pessoas tomavam banho nesse rio, mas ele não podia, o rio já estava poluído. Pedro acredita que dentro de cada um de nós há um rio e é nosso dever fazê-lo fluir cuidando sempre dele.

O lançamento ocorrerá no outro sábado, dia 2,  às 16hrs no Jardim do Hotel Jatiúca-– Avenida Álvaro Otacílio 5500 – Jatiúca – Maceió – Al.

 

Sinopse “Era uma vez um Rio” 

Na cidadezinha de Montanha, o Rio segue uma jornada tranquila, cumprindo sua missão. Ele oferece aos moradores vida e abundância. Todos o respeitam. Suas águas compõem o cenário perfeito para as brincadeiras infantis e a exuberância da fauna e da flora. Sem temer o futuro, o Rio interage com a cidade. Livre e veloz, mesmo quando transborda, é incapaz de fazer mal às pessoas e às moradias. Ele caminha em harmonia junto à chuva e ao sol. Mas o tempo passa, a cidade cresce. Rostos familiares cedem lugar a estranhos. Pouco a pouco, eles erguem novos imóveis, sem se importarem com as consequências desastrosas que podem impactar a vida do Rio. Logo as águas, outrora límpidas, acham-se repletas de entulhos e lixo. Nesta história comovente, o leitor vai acompanhar as transformações da Natureza, a agonia do Rio, seus conflitos e dilemas. Que fará esse personagem inesquecível para vencer os desatinos humanos?

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..