Campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo segue para o público-alvo em Maceió

Redação*|
Vacinação
Vacinação / Foto: Carla Cleto

O Ministério da Saúde prorrogou, até esta sexta-feira (24), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo devido a baixa procura. No entanto, a Saúde de Maceió segue com imunização para o público-alvo. A decisão é resultado da baixa adesão dos maceioenses à campanha.

A Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta o público-alvo da campanha, que ainda não se vacinou, a procurar uma unidade de saúde e garantir a imunização.

“A campanha de vacinação contra a Influenza e o Sarampo está sendo disponibilizada para o público-alvo desde o mês de abril. Vale lembrar que essa vacina é reformulada anualmente, então a vacina do ano passado não é a mesma deste ano. Existem cepas que foram introduzidas na vacina, a exemplo da H3N2. Então, as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde precisam sim buscar essa imunização”, enfatiza a enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, Camila Peixoto.

Quem deve se vacinar?

Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Influenza - Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos, gestantes, puérperas, professores, profissionais da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

Sarampo - Crianças e profissionais de saúde.

Dados

De acordo com o último levantamento da Gerência de Imunização, de 58.928 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 28,42% foram imunizadas. Gestantes e puérperas estão com 28,72% e 17,63%, respectivamente, das mulheres vacinadas. Dos idosos, que correspondem a 124.338 pessoas, somente 44,80% receberam a dose contra a gripe. Já dos trabalhadores da saúde, 60,25% foram imunizados contra a Influenza.

Em relação à cobertura vacinal contra o sarampo, de 42.396 trabalhadores da saúde, apenas 16,67% foram imunizados e das 58.928 crianças, apenas 26,62% atenderam ao chamado e foram se vacinar nas unidades de saúde. A meta é chegar aos 90% de cobertura vacinal para cada grupo prioritário.

*com Secom Maceió

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados