Lira diz que grupo está fechado 101% com Cunha e Jó Pereira. Mas qual a porcentagem do PSDB?

21/06/2022 16:58 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Leio em matéria, publicada aqui no Portal CadaMinuto, que o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), afirmou que o grupo do qual faz parte (e é o principal nome!) se encontra “101% fechado” com a aliança política entre o senador e pré-candidato ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (União Brasil), e a deputada estadual Jó Pereira (PSDB), cotada para a vice da chapa. 

 

Bem, o que Lira fala nem precisava ser falado. 

 

Afinal, é óbvio que, nesse imbróglio envolvendo o PSDB e o União Brasil (em Alagoas), a posição de Arthur Lira, assim como as de seus demais aliados, é pela manutenção da aliança, uma vez que Jó Pereira é o nome indicado pelo próprio Arthur Lira para compor a chapa que vai disputar a majoritária. 

 

A declaração do presidente da Câmara dos Deputados é, portanto, uma demarcação de posição, assim como fez a própria Jó Pereira em vídeo divulgado nas redes sociais. No entanto, a redundância nessa assertiva ficará sempre vazia e recheada de dúvidas se ela não estiver acompanhada da confirmação de quem negocia os rumos do tucanato e da federação da qual ela faz parte, que inclui o Cidadania.

 

Logo, quem precisa afirmar isso com todas as letras para que não reste mais dúvidas é a cúpula do próprio PSDB, em especial aquele que tem conduzido as negociações: o deputado federal Pedro Vilela (PSDB). 

 

O tucano disse – em redes sociais – que Arthur Lira não cumpriu parte do acordo fechado com os “ninhos tucanos”, ainda que sem afirmar qual era essa parte do acordo. Enquanto isso, tudo pode acontecer...

 

Lira diz: “Estamos unidos e firmes com Rodrigo e Jó. Nosso grupo, que inclui dezenas de prefeitos, centenas de vereadores e inúmeras lideranças em todo o Estado de Alagoas, querem muito mais para Alagoas, com seriedade e respeito pelo povo. Estamos 101% fechados com Rodrigo Cunha e Jó Pereira”. 

 

Resta ao PSDB afirmar se ele (o ninho tucano) já faz parte deste todo que ultrapassa os 100% possível. Caso contrário, os 101% de Arthur Lira não reflete o todo e pode ser 0%. Vejam só, até a matemática na política é completamente ilógica...

 

No mais, diferente do que Arthur Lira diz, não há “alguns boatos e especulações plantados pelos adversários”, mas sim declarações reais do deputado federal Pedro Vilela afirmando que o PSDB tem conversado com todo mundo, incluindo o MDB. Isso não é boato. 

 

Até quando Lira e os demais que o apoiam negarão isso?

 

As declarações de Vilela aqui neste blog, e em outros veículos de comunicação, são reais, assim como a troca de farpas entre Lira e o tucano nas redes sociais. Tratar isso como boatos é fingir uma situação. 

 

Agora, Arthur Lira está correto ao afirmar que o “momento é de articulações”. Afinal, Jó Pereira ainda tem sim, todas as chances, de se consolidar como vice de Rodrigo Cunha, já que os diálogos se encontram em andamento. 

 

Todavia, o que demonstrará essa aliança firme, nos dias de hoje, não é classificar as informações já publicas como boatos, mas sim mostrar – de forma igualmente pública – que o PSDB confirma Jó Pereira como vice. 

 

Então, Pedro Vilela, responde aí...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..