O Procon Municipal de Arapiraca notificou, nessa sexta-feira (10), a Equatorial Energia, para que a empresa retire os postes instalados no bairro do Planalto, no referido município. De acordo com o Procom, os equipamentos foram instalados de maneira irregular e devem ser retirados em até 72 horas.

Os postes possuem medidores de energia e foram instalados em calçadas de residências do bairro Planalto. O Procon divulgou a decisão nas redes sociais.

Segundo os moradores, técnicos da Equatorial removeram os medidores e disjuntores de energia das paredes das casas e instalam em postes de metal, colocados nas calçadas das respectivas residências. A medida gerou indignação entre os moradores e consumidores, que afirmaram que atitude da empresa foi “arbitrária, desnecessária e descabida”.

Sobre a instalação dos postes nas calçadas, a Equatorial informou, por meio de nota, que a ação faz parte das inspeções de rotina da empresa e que a substituição dos padrões de entrada de algumas unidades consumidoras no bairro Planalto, foram feitas devido à problemas técnicos e de segurança nas instalações.

Ainda segundo a empresa, durante a vistoria, as equipes técnicas identificaram que o padrão de ligação de alguns clientes estava instalado em postes de jardins, na parte interna das residências, o que não condiz com o padrão de segurança definido pela distribuidora, que segue as normas aprovadas pelos órgãos competentes, e representavam risco de acidentes. Além disso, de acordo com a Resolução 1000 da Aneel, os equipamentos da Distribuidora devem estar acessíveis, isso inclui o ramal de ligação e o medidor. Já o padrão de ligação, ele é responsabilidade financeira do consumidor, mas segue as normas e padrões da distribuidora e deve estar instalado no limite da via pública com o imóvel.

A Equatorial ainda não se pronunciou sobre a notificação do Procon Arapiraca.