Sobre a “tuitada” de Pedro Vilela: uma indireta para Rodrigo Cunha? Há ou não há o MDB na jogada?

08/06/2022 15:39 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Diante das especulações de bastidores sobre a possível aliança entre o PSDB e o MDB de Alagoas, o que tiraria os tucanos do lado do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e os jogaria para o lado do governador-tampão Paulo Dantas (MDB), na disputa pelo governo do Estado, o deputado federal Pedro Vilela (PSDB) escreveu, em suas redes sociais, uma mensagem que consegue dizer muito e pouco ao mesmo tempo. 

 

Diz pouco já que não revela qual será efetivamente o rumo do PSDB no processo eleitoral. Na manhã de hoje, o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) disse que tem cabido ao deputado federal definir em que espaço o “ninho tucano” vai se encaixar. Até agora, tudo é tido como martelo batido, mas sem o pronunciamento do principal envolvido.

 

Ao mesmo tempo, a tuitada, diz muito por que, dentro do contexto, soa como uma resposta às declarações dadas por Rodrigo Cunha durante uma entrevista concedida à Rádio Nova Brasil. Querendo ou não, de forma educada e sugestiva, o senador do União Brasil deixou claro que a saída do PSDB de seu bloco político seria a total incoerência.

 

Eis o que escreveu Pedro Vilela no twitter: “Tenho coerência como uma premissa fundamental na minha vida pública. Prova disso é que sempre fui e continuo filiado ao mesmo partido, o PSDB. Meu lado sempre será o de Alagoas”. 

 

Ora, quem disse que uma aliança entre Pedro Vilela e Paulo Dantas “não faria sentido” e seria incoerente foi Rodrigo Cunha. Quando Vilela associa coerência à permanência no PSDB é de se lembrar que, em função dos acordos políticos para viabilizar a candidatura ao governo estadual, quem saiu do PSDB foi Rodrigo Cunha, que pousou no União Brasil. 

 

Tal mudança de agremiação – é válido lembrar – não foi feita à revelia, sem o conhecimento dos tucanos. A ide de Cunha para o União Brasil, em acordo com o deputado federal Arthur Lira (Progressistas), envolveu a entrada da deputada estadual Jó Pereira no PSDB, já com a condição dela ser vice de Cunha na disputa. 

 

Se Pedro Vilela se refere ao senador do União Brasil, por conta de sua entrevista na manhã de hoje, esquece que a mudança partidária do ex-tucano se deu dentro de um contexto político ensaiado e combinado entre partes. Há até foto com todo mundo celebrando a chegada de Jó Pereira diante da saída de Rodrigo Cunha do PSDB. 

 

Se há incoerências de Rodrigo Cunha nesse pleito, entre estas não está a mudança partidária, já que eu aposto que por mais que Cunha saia do PSDB o PSDB não sai de jeito nenhum dele. É um tucano nato em sua forma de agir... As incoerências de Rodrigo Cunha podem ser listadas. Entre elas, como já citei em um post passado está ter virado o candidato ao governo apoiado por Arthur Lira depois de ter feito tanto esforço para afastar sua imagem dos Liras na eleição na qual foi eleito senador.

 

Dito isso, a fala de Pedro Vilela diante da polêmica não responde ao principal. Afinal, há ou não aliança com o MDB firmada? Com menos de 140 caracteres Pedro Vilela consegue acabar com o mistério. Aliás, bastam três caracteres: ou é não ou é sim. A fala do deputado federal contém aquele jeito tucano de ser: tudo dizer sem nada falar. Rodrigo Cunha faz muito bem isso em muitos momentos também... Aliás, na política alagoana quem não faz...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..