Podcast Canhão: uma excelente iniciativa de Wyderlan Araújo

07/06/2022 12:35 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Sei que não é muito comum um jornalista se tornar notícia. Mas, elogios aos bons trabalhos que surgem na comunicação e que inspiram por nos ensinarem se fazem necessários por uma simples razão: reconhecimento a um trabalho profissional que visa, de forma honesta, contribuir com o bom jornalismo.

 

Por essa razão, caros (as) leitores (as), indico que assistam aos episódios do podcast Canhão, conduzido pelo jornalista Wyderlan Araújo. Evidentemente, um trabalho desta envergadura envolve outros nomes, mas como não conheço quem faz a produção e parte técnica do excelente programa na internet, meus cumprimentos vai para todos aqueles que se envolveram nesse projeto e aos que acreditaram nele, abriram portas para se tornar uma realidade. 

 

Assisti aos episódios que estão no ar. Destaco aqui a capacidade de Wyderlan Araújo conduzir cada um dos programas com maestria. É perceptível o quanto o roteiro é muito bem amarrado, com um briefing dos assuntos que envolvem o entrevistado, indo dos mais leves aos mais penosos, produzindo perguntas que são do interesse do espectador. Afinal, uma das funções do jornalista é trazer respostas para perguntas que muitas vezes não são as suas. 

 

Diante dos assuntos incômodos, Wyderlan Araújo esbanja o talento de tornar o tema espinhoso em algo leve, mas sem deixar de ir ao “X da questão”. Desta forma, deixa o convidado muito a vontade para responder, sem fugir do tema, com precisão. Isso faz com que o jornalista arranque do entrevistado a declaração que rende aspas importantes, manchetes ou até mesmo impacte no cenário no qual o interlocutor se encontra envolvido. 

 

Sem ranço, sem prisões ideológicas e com bastante liberdade de criação, o Canhão vira um palco em que qualquer visão de mundo pode passar e é capaz de se explicar, de ser criticada, de ser desnudada e de apresentar as suas razões. Sem clima pesado, o tempo passa rápido e é preenchido com qualidade, inclusive na dosagem entre a informação e os conteúdos publicitários, tão necessários para que um programa se mantenha vivo no ar. 

 

Gostei muito do que vi. Passou a ser uma das minhas fontes de informação. Logo, não estranhem, caros (as) leitores (as), se nesse espaço houver repercussão do que muito se discute no Canhão. Assim foi com a entrevista concedida pelo vereador João Catunda (PSD) e agora pelo deputado estadual Davi Davino (Progressistas). 

 

O dito ali, no programa, se impôs, a meu ver, diante da necessidade de ser repercutido. Assim, crédito a quem tem crédito. Elogios a quem os merece. Nasce um excelente programa entrevistas em Alagoas. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..