Há duas semanas, os alagoanos estão enfrentando os danos provocados pelas chuvas e os números da Defesa Civil Estadual apontam mais de 17 mil pessoas atingidas em todo o estado. De acordo com o último balanço do órgão, em Alagoas tem 13.899 desalojados e 3.049 desabrigados. 

Para evitar tragédias, a Defesa Civil vem pedindo as pessoas que saiam das áreas de risco e busquem locais seguros, principalmente em áreas que já houve registro de deslizamento de barreira. Durante esse período de duas semanas, Alagoas registrou 4 mortes nos municípios. 

Os óbitos foram registrados em Campo Alegre, Coruripe, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios. Apesar dessa contabilidade, a Defesa Civil acredita que esse número seja bem maior já que alguns municípios atingidos nos últimos dias ainda não entraram para a situação de emergência. 

O Governo Estadual decretou situação de emergência em 33 cidades. As condições atmosféricas sobre a Região Nordeste do Brasil permanecem favoráveis à ocorrência de pancadas de chuvas de intensidade moderada, podendo registrar acumulados significativos em pontos isolados do litoral (atenção especial a metade norte) e Zona Mata (atenção especial ao norte da região) durante esta segunda-feira. Essa chuva poderá ser acompanhada de rajadas de vento sul de intensidade moderada em alguns momentos.

A continuidade das chuvas mantém o risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, transbordo de pequenos rios e risco de deslizamentos em áreas de encostas. A previsão do tempo nas outras regiões ambientais do Estado de Alagoas é de chuvas isoladas intercalando com períodos de tempo seco.