Capela/AL vivencia uma sexta-feira de luto com a morte de Ivanízio Moraes

03/06/2022 23:09 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Faleceu na noite desta sexta-feira,3,  na Santa Casa de Maceió, aos 94 anos de idade, o empresário de Capela/AL, Ivanízio  Moraes. O corpo será velado neste sábado pela manhã na Igreja da Rua da Telha, em Capela, onde à tarde será enterrado no cemitério daquela cidade.  Ivanízio era tido como um dos mais bem sucedidos plantadores de cana de açúcar de Alagoas; um visionário que fez história na cidade de Capela, sobretudo na geração de emprego e renda em toda a região circunvizinha. Ivanízio Moraes foi o mentor político em se tratando de apoio, que resultou na presença dos filhos José Vânio e José Valderez como prefeitos de Capela, eleitos respectivamente em 1989 e 1996.

É de se saber que seu Ivanízio teve grande presença na conquista do Capelense quando foi campeão do futebol alagoano em 1989, ocasião em que o filho, o saudoso José Vânio era prefeito e presidente do clube. “Foi um homem dinâmico com uma visão espetacular que subiu na vida, adotando acima de tudo, a honestidade em seus negócios, principalmente arrendando terras e mais terras, tornando-se para orgulho de todos nós, um dos carros chefes da economia de Capela ao longo desses últimos 40 anos”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Capela,  Fernando Malta.

“Meu pai era uma máquina que não parava de trabalhar, pois essa máquina nesta sexta-feira às 18h:25 minutos, parou de funcionar completamente” revelou emocionado o filho José Valderez, enaltecendo a trajetória do pai, que no próximo dia 19, estaria completando exatos 94 anos de vida. Seu Ivanízio era natural de Murici, se casou com uma capelense quando tinha 19 anos de idade, mas que três anos depois foi morar definitivamente em Capela.

Histórico

“Quando logo chegou em Capela meu pai esperava o trem que vinha de Maceió, para pegar sururu e ir vender nas fazendas; e nos finais de semana ia para Rio Largo vender farinha” comentou Valderez, revelando que seu velho pai tinha pouca cultura, porém era dotado de um  raciocínio rápido e inteligente,  sobretudo à frente de muitos intelectuais; pois esse homem  se tornou depois o maior fornecedor de cana de Capela. Morreu sem dever um centavo a ninguém e suas virtudes superavam seu jeito forte de ser; pois seu gênio se enfraquecia quando alguém necessitado lhe pedia alguma coisa, como por exemplo, doou cerca de 20 casas para os antigos moradores das fazendas, entre tantas outras coisas” descreveu José Valderez.      

 

  

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..