Recorde operacional: Mais de 27 km de redes de esgoto passam por limpeza preventiva

25/05/2022 16:44 - Maceió
Por Assessoria
Image

Com o objetivo de garantir o correto funcionamento das redes de esgoto da Região Metropolitana de Maceió, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, realiza diariamente a limpeza das tubulações. O trabalho preventivo, registrou números recordes no último mês de abril.

A concessionária intensificou os serviços e realizou a limpeza em 27,6 quilômetros de redes. A extensão representa um aumento de 67% de tubulações limpas no comparativo com a média mensal do primeiro trimestre de 2022.

Esse aumento é um fator de várias melhorias: programadores específicos para o programa de limpeza preventiva; compra de bicos especiais para hidrojateamento; trenas para medição correta das extensões; marteletes para descobrimento de poços de visita encobertos, entre outros.

De acordo com Micaias Santos, coordenador de distribuição, da BRK, esse trabalho visa impactar diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes.

“A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais em virtude de eventuais extravasamentos”, disse Micaias, que afirmou também que, por meio das limpezas preventivas, é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área de Planejamento e Apoio Técnico verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior número de entupimentos e elaboram mapas de calor.

A partir da identificação, caminhões do tipo hidrojato, vácuo e roots são utilizados na limpeza, atuando em vários turnos. Uma mangueira de até 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água, em alta pressão, quebra as placas de gordura que se acumulam nas tubulações e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão através dos mangotes de vácuo.

Imagem8

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..