Bolsonaro veta nome de alagoana Nise da Silveira no livro dos 'Heróis e Heroínas da Pátria'

25/05/2022 10:11 - Maceió
Por Redação*
Image

O presidente Jair Bolsonaro vetou a inscrição do nome da psiquiatra alagoana Nise da Silveira no livro dos 'Heróis e Heroínas da Pátria'. A homenagem à alagoana foi aprovada pelo Senado em abril.

O veto do presidente  foi publicado na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial da União (DOU).

Na justificativa, Bolsonaro disse que "não é possível avaliar a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional".

"Ademais, prioriza-se que personalidades da história do País sejam homenageadas em âmbito nacional, desde que a homenagem não seja inspirada por ideais dissonantes das projeções do Estado Democrático", reforça Bolsonaro.

A homenageada é pioneira da terapia ocupacional e mudou os rumos dos tratamentos psiquiátricos no Brasil, até então conduzidos em geral por meio de isolamento em hospícios. Ela também ganhou projeção internacional, tendo seu trabalho reconhecido por outros psiquiatras mundo afora, como o suíço Carl Gustav Jung. 

*com Agências 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..