1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê começa neste sábado (28)

*Assessoria|
Foto: Assessoria

O Coletivo Nosso Ilê, formado por vários segmentos e empresas que dão a sustentação ao movimento do empreendedorismo negro alagoano, surgiu a partir do incômodo de afroempreendedoras terem visibilidade econômica somente no mês de novembro enquanto raça, por conta das atividades relacionadas à consciência negra. Segundo Fabiana Soares, Diretora Secretária do coletivo, “para desmistificar isso e por este motivo, criamos este coletivo, pois nós empreendemos todos os dias, o ano inteiro” disse Soares.

 

Fabiana Soares acrescenta que “nesse primeiro momento, minha expectativa é de que todos nós, que somos membros do Coletivo, possamos ganhar cada vez mais visibilidade aqui no nosso estado, Alagoas, e que consequentemente os aumentos em nossas vendas se realizem. É muito importante para nós que este evento venha a ser o primeiro de muitos, pois o Coletivo Nosso Ilê nasceu com este propósito de fortalecer os empreendedores negros do estado” disse Soares.

 

O evento conta com a co-realização da Secretaria de Cultura de Alagoas – Secult e do Governo de Alagoas e com o apoio do Museu da Imagem e do Som – MISA. As Marcas que assinam esta iniciativa Afro Criativa são Fabiana Coach de Carreira, Meu Doce Poder, Restaurante Odara, Duafe Acessórios, Divinas Pretas, Pretoberância, Água de Coco turismo, Levy Paz, Mirant treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, NC ARTMÃOS, Beleza Oculta, Magrela Vivi Ateliê, Ateliê Lago de Cores, Olegário Turbantes, Escritório de Advocacia Negra de Alagoas e Mandra Aromas.

 

Para Wanessa Germano, artesã do Ateliê Lago de Cores, a iniciativa da 1° Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê é “um espaço de resistência, uma oportunidade criada pra que nós, empreendedoras pretas e empreendedores pretos, tenhamos espaço de mostrar nossas potências criativas. Da forma que o mercado funciona em nossa sociedade, muitas vezes nos vemos em situações com pouca perspectiva de prosperidade, mas não podemos esquecer que nossa ancestralidade é próspera, que há em nós muita inteligência, muita criatividade e muita sabedoria herdada de nossas famílias ancestrais que ultrapassam a servidão que nos foi imposta. Nossa história antes de ser de luta, é de criações de maravilhas. E é assim que enxergo este espaço que estamos criando,  como uma forma de ressignificar os tempos e de reconstruir uma realidade onde crescemos e expandimos nosso potencial, mesmo diante das dificuldades cotidianas que nos atravessa. Estou muito contente com esta iniciativa” disse Germano.

 

A 1ª Feira Afroempreendedora do Coletivo Nosso Ilê acontecerá nos dias 28/05 das 16 às 22 horas e 29/05 das 14 às 22 horas, no Museu da Imagem e do Som – Misa, no bairro de Jaraguá. É um evento público e gratuito, com a capacidade restrita ao espaço do Museu da Imagem e do Som – Misa.

 

PROGRAMAÇÃO:

28/05 – Sábado

16h00 - Abertura oficial no 1º andar do MISA

Exposição 2ª Mostra de Arte Preta: Levy Paz

16h00 - Feira Afroempreendedora

17h00 - Apresentação do escritório de Advocacia Negra de Alagoas

18h00 - Roda de Conversa - Ressignificação dos 13 de maio com Prof. Clebio Araújo, Profa. Ligia Ferreira e Jornalista Priscila Anacleto

19h00 - Apresentação Orquestra de Tambores

20h30 - Show Igbonan Rocha

 

29/05 – Domingo

14h00 - Abertura oficial  no 1º andar do MISA

Exposição 2ª Mostra de Arte Preta: Levy Paz

14h00 - Feira Afroempreendedora

14h30 - Contação de Histórias- Livros sensoriais de Magrela Vivi

15h30 - Palestra: Poesia Negra, textos e autores com Marco Antônio de Campos

16h30 - Palestra Cozinha Ancestral - Afro-brasileira e despórica com Ivanilda Luz - Odara restaurante

17h30 - Palestra sobre Afroempreendedorismo com Jonathan Silva

19h00 - Apresentação Afoxé Odô Iyà

20h30 - Show Tamboricas

 

 

*Texto de Lídia Kelly, estagiária de Relações Públicas do projeto Bureau Comunicação Comunitária, coordenado pela professora Manuela Callou e Keka Rabelo, da Universidade Federal de Alagoas com parceria do GT de comunicação Coletivo Nosso Ilê.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados