Inscrições para assistente voluntário de alfabetização vão até terça (24)

23/05/2022 21:48 - Educação
Por Assessoria
Image

As inscrições para assistentes de alfabetização voluntários do programa Tempo de Aprender vão até esta terça-feira (24). O programa do Governo Federal busca transferir recursos e voluntários para as escolas, dando apoio aos professores na alfabetização dos alunos e desenvolvimento de competências essenciais em áreas como matemática e ciências da natureza.

Para se inscrever, o voluntário deve ter 18 anos ou mais, ser brasileiro, ter certificado em Práticas de Alfabetização, oferecido gratuitamente nas plataformas do Ministério da Educação (MEC), ter habilidade ou curso em apoio à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e residir em Maceió. Podem participar estudantes de graduação em pedagogia ou licenciatura e profissionais com curso de magistério em nível médio.

A secretária adjunta de Educação, professora Emília Caldas, destaca a relevância do programa para a melhoria dos indicadores da rede municipal. “Esse programa vai auxiliar de forma significativa os municípios na aprendizagem de seus estudantes, principalmente, nesse momento pós-pandemia, onde a alfabetização foi consideravelmente afetada”, diz.

As atividades do programa nas escolas já tiveram início em março deste ano, com a aplicação de provas para testar o nível de conhecimento dos alunos. Ele possui duração de oito meses, podendo ser prorrogado. Até o momento, 64 escolas da rede participam do programa, que busca fomentar o aprendizado em produção de texto, prova de fluência, matemática e português.

Para participar, o interessado deve ir até uma das escolas participantes do programa, discriminadas no edital, e entregar ficha de inscrição e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, diploma (caso se aplique) e comprovante do curso na área de apoio à docência.

Serão selecionados 115 voluntários para as vagas no Município. O ressarcimento de custos como alimentação e transporte será feito por meio de valores que vão de R$ 150 a R$ 300 por turma, a depender da carga horária.

A coordenadora do programa em Maceió, Cheila Vasconcelos, diz que o programa conta com várias plataformas de apoio para auxiliar no processo de ensino. “Vimos que nossos indicadores começaram a mudar a partir do momento que trabalhamos com programas de alfabetização nos 1º e 2º ano. Acreditamos que muitas ações ocasionarão em uma melhoria na nossa realidade”, pontua.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..