Aliado de Arthur Lira e pré-candidato a federal pelo PP, João Catunda não votará em Cunha

19/05/2022 12:21 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

 

 

O vereador por Maceió, João Catunda (Progressistas), é um dos aliados do deputado federal Arthur Lira (Progressistas), inclusive recebendo de Lira todo o apoio possível para disputar – neste ano – uma das cadeiras da Câmara dos Deputados. 

 

Nos cálculos do Progressistas, há espaço para eleger três postulantes da legenda aos assentos em Brasília. Catunda se encontra entre os cotados, ao lado – evidentemente – do próprio Arthur Lira, que quer se reeleger como o deputado federal mais bem votado de Alagoas, e de Marx Beltrão, que deixou o PSD para ingressar no Progressistas.

 

Quem sabe do histórico de Catunda, sabe que a relação com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não é recente. O pai do edil, o empresário Edmundo Catunda, é também uma das pessoas de confiança de Lira. 

 

Com esse contexto, era de se presumir que Catunda também apoiaria o pré-candidato ao governo do Estado de Alagoas, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

 

Afinal, Cunha é o nome escolhido por Arthur Lira para ter o apoio do seu bloco, inclusive com a indicação da deputada estadual Jó Pereira (PSDB) para ser a vice da chapa. Porém, nem todos os aliados de Lira simpatizam com a escolha de Cunha para disputar o Executivo estadual este ano. 

 

Em recente entrevista ao podcast Canhão, apresentado pelo jornalista Wyderlan Araújo, João Catunda deixou claro que não apoiará o senador Rodrigo Cunha. De forma irônica, ainda chegou a afirmar que o senador do União Brasil é tão transparente que nem aparece. Ou seja: uma crítica a atuação política de Cunha. 

 

O peso da opinião de Catunda nesse jogo político? Bem, não deve ser dos maiores. 

 

Mas, a posição do vereador, de forma pública em um programa jornalístico, incomodou o deputado federal Arthur Lira, conforme bastidores políticos. O parlamentar que preside a Câmara dos Deputados tenta convencer a cada um de seus aliados a apoiarem, ou pelo menos engolirem o nome do senador na disputa. 

 

Catunda não o único “arthulirista” incomodado. Nos bastidores do grupo político do qual pertence o Progressistas, se questiona a dubiedade do senador Rodrigo Cunha, seja quando fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) ou quando se mostra reticente para assumir abertamente que é o candidato de Arthur Lira ao governo. 

 

A forma como Rodrigo Cunha se comporta – tentando se distanciar de todos os caciques – é um incomodo para muitos da classe política, que enxergam como uma estratégia de marketing enviesada do senador para manter o rótulo da “nova política” em Alagoas.

 

Quanto a Catunda, nas entrelinhas, ele deixa a entender que seu candidato ao governo do Estado é o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), que hoje se encontra na legenda pela qual João Catunda se elegeu vereador. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..