Fake News: TRE alerta sobre falsa mensagem de voto anulado

09/05/2022 15:54 - Eleições
Por Redação*
Image

É falsa a mensagem divulgada em aplicativos que diz que se o eleitor for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos cancelados, inclusive o de presidente, por ser um “voto parcial”. O alerta para a mensagem não verdadeira foi feito nesta segunda-feira, 09, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

A assessoria de Comunicação do TRE reforçou que o voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais, pois ele é contabilizado individualmente. E não somente isso, a mensagem avisa que essa desinformação partiu diretamente de um treinamento de mesários da Justiça Eleitoral, sendo que nenhum treinamento ocorreu em 2022.

Na verdade, essa desinformação é a mesma que circulou em 2018 e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu, à época, tratar-se de desinformação.  

Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito.  

Votos brancos e nulos são computados apenas para fins estatísticos.

*Com assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..