Jogar bingo é uma das brincadeiras mais divertidas que se pode ter quando se está em grupos de familiares e amigos.

Se você nunca participou de uma rodada do jogo, praticamente "caiu de paraquedas" neste artigo e quer conhecer mais sobre esta brincadeira tão fundamentada na cultura brasileira? 

Seja bem-vindo! Separe a sua cartela e vamos cantar as bolas.

O jogo se desenvolve por meio de uma pessoa que "canta" - retira cada bola de bingo e chama os números gravados em cada esfera. 

A rodada pode ser trabalhada em um jogo de 90 bolas ou em um de 75 - mais tradicional - dependendo da casa e das regras pré-estabelecidas.

O jogador tem a possibilidade de ganhar em mais de uma entrada na mesma rodada. O mais tradicional em jogos amadores entre amigos e familiares é separar duas opções de "vitória".

A primeira - em uma parcela menor do valor total do prêmio - fica com quem concluir por completo uma das linhas, colunas ou diagonais da cartela primeiro.

A segunda - a maioria do prêmio arrecadado - fica com quem completar todos os números da cartela e dar o famoso grito de: BINGO! 

Em caso de "gabaritar o jogo" - ganhar os dois prêmios - é normal ouvir uma expressão usada em diversos jogos além do bingo - que o vencedor fez "barba, cabelo e bigode".

 

Proibição dos jogos no Brasil

 

A proibição total de cassinos, casas de bingo e jogos de azar no Brasil se deu há mais de 70 anos, graças à assinatura de um decreto-lei pelas mãos do então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra. 

Na justificativa, o então mandatário do estado brasileiro afirmou que os jogos degradam o ser humano.

Embora a caneta da assinatura fosse do presidente, muitos historiadores e professores em história contemporânea brasileira citam também a fundamental participação da então primeira-dama, Carmela Teles Leite Dutra, no fechamento das casas. 

Muito devota à Igreja Católica, "Dona Santinha" - como era conhecida - trabalhou em diversas frentes junto ao marido pelo encerramento dos centros.

 

O que fala a lei atualmente?

 

O livro atual da Constituição brasileira tem em seu exemplar uma lei assinada em 1946 que proíbe a exploração dos jogos de azar (bingo, jogo do bicho, máquinas caça-níqueis, jogos de baralho) ao redor de todo território nacional.

Discriminado dentro da Lei de Contravenções Penais, esta ação é, assim como no seu enunciado, tratada pela Justiça apenas como uma contravenção - embora seja considerada de um baixo potencial ofensivo contra a sociedade brasileira - e tem como punição para este caso uma prisão simples, de três meses a um ano e multa.

 

Quais são as sugestões discutidas para o retorno à legalidade dos bingos no território nacional?

 

A Câmara dos Deputados votou a favor do texto-base - 264 a 202 - no último dia 24 de fevereiro, a proposta apresentada pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE) que legaliza os "jogos de azar" no Brasil.

O próximo passo para o veto aos jogos cair será debatido no Senado, onde o texto vai seguir procedimentos semelhantes para ser votado. 

Contudo, a demanda ainda não tem data para ser colocada em pauta. De acordo com o próprio presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta ainda passará por comissões antes de chegar ao plenário.

A apresentação do texto não discute e apresenta como obrigação para exploração permanente do bingo, apenas locais de casas de jogos próprios, jockeys clubes ou estádios de futebol com capacidade para mais de 15 mil espectadores.

Ainda nas exigências, os centros deverão apresentar um capital mínimo de R$ 10 milhões e estarem localizados em uma área territorial de pelo menos 1,5 mil metros quadrados. 

Dentro da casa também será permitida a instalação de no máximo 400 máquinas de vídeo-bingos, embora a proibição às máquinas caça-níqueis siga de pé.

Seguindo o texto do representante pernambucano na Câmara dos Deputados, uma casa poderá surgir a cada 150 mil habitantes e os locais serão licenciados com autorização de funcionamento por 25 anos, com possibilidade de ter renovação extra pelo mesmo período.

 

 

Bingo em casa - Bolas de bingo

 

É possível, em diversas casas online, melhorar a sua experiência com customizações de suas telas e animações - tanto nas suas cartelas quanto nas bolas de bingo.

Muitos dos locais ainda oferecem a chance de jogar diretamente do seu computador. Muitos locais permitem o jogo de maneira lícita.

Seja para jogos com dinheiro fictício ou com dinheiro real, as casas pedem o seguimento da política de privacidade e entregam, em muitas entradas, regras e promoções que a gente usa da maneira que entender melhor ao cliente.

Mas fique atento, ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade da casa. Importante ressaltar também que os cadastros e promoções são válidos apenas para maiores de 18 anos.