Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Dois Calheiros no senado?

Marcelo Bastos |

 

  A trajetória política dos Calheiros iniciou-se em 1978, quando Renan Calheiros foi eleito deputado estadual pelo MDB com 9.503 votos, ficando em 13 lugar dentre as vinte e uma vagas em disputa.

  Nas eleições de 2022, poderá ocorrer uma situação inédita na história da política  do Brasil, em que  pai e filho poderão ocupar uma cadeira no senado da República, isso será uma realidade, caso Renan Filho seja eleito senador nesse pleito.

  Renan Calheiros, ao longo de sua trajetória política, foi eleito uma vez deputado estadual, duas vezes deputado federal e quatro vezes senador da República e amargou duas derrotas, uma  para prefeito de Maceió em 1988 e outra  para o Governo do Estado em 1990. Já Renan Filho, foi eleito duas vezes prefeito de Murici, uma vez deputado federal, com a maior votação do pleito de 2010 ao atingir 140.180 votos, e duas vezes governador de Alagoas.

  Apesar da força política da família Calheiros, subsiste um anticalheirismo muito forte no eleitorado, o que sempre constitui um fator desfavorável em todas as disputas eleitorais de que participam. Em Maceió, o principal colégio eleitoral de Alagoas, é bastante evidente o anticalheirismo, o que pode ser comprovado pelo fato de os Calheiros nunca conseguirem eleger o prefeito da capital.

  Tal situação está sendo aguardado com muita expectativa e, se depender das pesquisas divulgadas até agora, esse fato inédito se tornará realidade, porém vale ressaltar que toda pesquisa constitui a fotografia do momento e fatos imprevisíveis poderão mudar o destino de uma eleição. Agora só nos resta aguardar o voto soberano do eleitorado alagoano.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados