A informação me impactou, mas não me surpreendeu: o vereador Gabriel Monteiro , do PL do Rio de Janeiro, denunciado por filmar sexo com uma adolescente de 15 anos, ganhou mais de 206 mil seguidores no Instagram em 30 dias (12 de março a 12 de abril). 

Ou seja: depois que a história foi denunciada publicamente.

Ao invés de perguntar como ele chegou a esse ponto, talvez seja melhor indagar: onde estava essa gente que se sente atraída por tanta estupidez e monstruosidade?

O tal vereador só parece possível por esses tampos, assim como o ex-deputado Arthur do Val (Mamãe Falei!!!), que teve de renunciar ao mandato esta semana, para não ser cassado.

E você há de perguntar: e Daniel Silveira, o perdoado de Bolsonaro, que deve tê-lo como mais um filho – 05 -, feitos da mesma matéria-prima primordial dos seus pares tão iguais?

Esses tipos, grosseiros, ignorantes, brutos, violentos, sempre existiram, mas se mantinham nas suas cavernas. Agora ganharam visibilidade e popularidade, principalmente nas redes sociais.

Por quê?

Cada tempo tem seus homens, os de agora são esses também – pelo menos para uma parte da população. Eles são como são porque nós somos como somos (não vale a generalização, certo?).

É apostar em Camões: “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

(Mas precisamos dar um empurrãozinho no tempo e na vontade.)