No grupo de Arthur Lira e Rodrigo Cunha não há preocupação com candidatura de Régis Cavalcante

11/04/2022 11:16 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

A pré-candidatura do jornalista, professor e ex-deputado federal Régis Cavalcante (Cidadania) ao governo do Estado de Alagoas não é uma preocupação para o bloco político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), conforme alguns interlocutores do deputado federal, que estão a trabalhar as consolidações das alianças ao redor da pré-candidatura do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) ao Palácio República dos Palmares.

O problema – como expliquei em texto anterior desse blog – é que Cidadania e PSDB devem firmar uma federação. Caso isso ocorra, cria-se um problema para a indicação da deputada estadual Jó Pereira (PSDB), no âmbito local, para a condição de vice de Rodrigo Cunha, na chapa que tem o apoio do Lira, já que os tucanos estariam “oficialmente” presos ao projeto encabeçado pelo Cidadania. 

Todavia, os mais próximos de Arthur Lira, analisam que essa não é uma “preocupação real”. 

Eles destacam a influência das decisões nacionais para resolver o problema local, sendo PSDB a maior parte da federação. Logo, politicamente é possível “desmontar a bomba” sem grandes problemas, prevalecendo a união Rodrigo Cunha e Jó Pereira e não a pré-candidatura de Régis Cavalcante. 

Um dos políticos próximos a Rodrigo Cunha afirmam que a preocupação do senador tem sido próxima de “zero” quanto a isso. Desta forma, o grupo não encara que a deputada estadual Jó Pereira esteja presa a uma situação. Eles creem numa solução pragmática.

Em suas redes sociais, Régis Cavalcante diz que o PSDB “transferiu-se para o Centrão” e que o senador Rodrigo Cunha deixou o partido “à míngua”. Cavalcante fala ainda na construção de uma oposição com o lançamento de sua própria pré-candidatura. 

Dentro do grupo de Lira, entretanto, há quem acredite que a tentativa de atrapalhar a consolidação da aliança entre Cunha e Pereira é caso pensado. 

O fato é que a federação realmente verticaliza as decisões partidárias. Então, é um elemento novo no xadrez político alagoano a posição tomada pelo Cidadania. 

Segundo o jornalista Volney Malta, em texto publicado em seu blog aqui no CadaMinuto, há – no bloco político de Arthur Lira – quem já pense em substituição de Jó Pereira. 

É aguardar o processo...

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..